Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O termo vitamina surgiu em 1911 e deve-se ao bioquímico polaco Kazimierz Funk, tendo resultado da junção da palavra latina vita (vida) com o sufixo amina - pensava-se que estes nutrientes naturais, essenciais à vida, eram aminas, descobrindo a primeira vitamina - vitamina B1.
Desde as experiências fundamentais de Lavoisier, no século XVIII, até os estudos de Funk, um período dehipóteses, de investigações experimentais e observações clínicas imperaram, por etapas, até chegar-se ao ano de 1920, encerrando-se, assim o que poderia denominar o primeiro ciclo das investigações vitaminológicas. No período de 1920 a 1940 estudos, de maneira incrementada, possibilitou a identificação de causas de diversas doenças, hoje reconhecidas como carências e a descoberta de novos fatoresvitamínicos tais como a distinção entre as vitaminas A e D, a natureza nutricional e a vitaminótica da pelagra, a função nutritiva da riboflavina, as diversas funções da tiamina, a descoberta do ácido ascórbico, da biotina, da vitamina K, do ácido fólico, o isolamento da vitamina E, da vitamina B12 e a constatação que, sob a denominação genérica de vitamina B, estavam agrupados diversos fatoresvitamínicos de estrutura e funções diferentes que compunham o chamado "complexo B”. Nesse período foram tentadas com sucesso as primeiras sínteses vitamínicas e sobre maneira enriquecido o patrimônio vitaminológico com o estabelecimento de sua importância na nutrição, suas fontes alimentares, suas funções fisiológicas e seu emprego em diversas afecções em que elas se mostram, em muitos casos,eficazes.
Segundo os Anais do III Congresso Internacional de Vitaminologia, realizado em 1953 em Milão, na Itália, "as vitaminas são substâncias orgânicas especiais, que procedem frequentemente como coenzimas, ativando numerosas enzimas importantes para o metabolismo dos seres vivos. São reproduzidas nas estruturas celulares das plantas e por alguns organismos unicelulares. Os metazoários não asproduzem e as obtêm através da alimentação. São indispensáveis ao bom funcionamento orgânico. Agem em quantidades mínimas e se distinguem das demais substâncias orgânicas porque não constituem uma fonte de energia nem desempenham função estrutural". A deficiência de alguma ou alguma vitamina no organismo desencadeia distúrbios que são conhecidos como avitaminoses ou doenças de carência, como por exemplo,o escorbuto, o beribéri, o raquitismo etc., algumas são encontradas na natureza sob uma forma inativa, precursora da vitamina propriamente dita, denominada provitamina.
As vitaminas são classificadas pela sua ação biológica e em termos de suas características físico-químicas em:
Hidrossolúveis: tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido pantotênico (B5), piridoxina (B6), biotina (B7),ácido fólico (B9), cobalamina (B12), ácido ascórbico, inositol, paba, vitaminas P, F, B15.
Lipossolúveis: vitamina A, D, E e K.
As vitaminas do complexo B são oito vitaminas solúveis em água que desempenha papeis importantes no metabolismo celular. No passado achava-se que as vitaminas do complexo B eram um única vitamina. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamentedistintas que frequentemente coexistem-nos mesmos alimentos.

2. VITAMINAS DO COMPLEXO B
2.1. VITAMINA B1

Sinonímia: tiamina, aneurismas
2.2 FUNÇÃO
Tem efeito antineurítico e sua ação é antiberibérica. É indispensável a saúde do sistema nervoso, dos músculos e do coração. E como fator de crescimento normal, da regularidade do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. (transformacarboidratos em energia), e da manutenção do apetite. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro. Faz respiração tecidual. Melhora a atitude e o raciocínio. Útil na digestão.
2.3 CLASSIFICAÇÃO
Termolábil e hidrossolúvel.
2.4 METABOLISMO

A tiamina é absorvida principalmente na parte superior do duodeno e um aumento significativo da concentração tiamínica é observado na secção distal do...
tracking img