Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitaminas

Vitamina A:
Na história da vitamina A observa-se que a cegueira noturna foi pela primeira vez descrita no Egito cerca de 1500 a .C.,não sendo entretanto associada a deficiêcia dietética. O início das observações clínicas, antes da descoberta da vitamina A, data de 1913, após Osborne Mendell, Mac Collum e Davis, independentemente, relatarem que animais colocados em dietasexperimentais com touchinho como única fonte de gordura, desenvolviam uma deficiência nutricional, que sofria correção pela adiministração de diversas substâncias como manteiga, gema de ovos e oléo de fígado de bacalhau, na dieta.
Esses autores constataram que um sintoma marcante da deficiência nutricional era a xeroftalmia. A simples observação de Steenbock em 1919 de que a vitamina A contida nosvegetais variava sob o ponto de vista alimentar, com o grau de coloração dos mesmos, foi o caminho aberto a natureza química da vitamina A e, mais tarde Euler e col. E Moore. 1929, demontraram que o pigmento das plantas, o caroteno já purificado, era uma potente fonte de vitamina A.
A vitamina A, também conhecida pela designação de retinol, é um álcool primário, polietilênico, lipossolúvel, degrande capacidade reativa por molécula insaturada. Instável por oxidação e ainda mais pelo calor. Acha-se presente em forma esterificada nos tecidos animais, principalmente no fígado. Sua fórmula estrutural, estabelecida por Karrer e col. Em 1931, é a seguinte: All-trans-retinol livre, 11 cis-retinol e ácido retinóico.

Essa vitamina exerce numerosas funções importantes no organismo, como açãoprotetora na pele e mucosas, papel essencial na função da retina e da capacidade funcional dos orgãos de reprodução, combate radicais livres e auxilia na formação dos ossos. Faz parte da púrpura visual, pois o retinol vai combinar-se com a proteína opsina para formar a rodopsina ou púrpura visual nos bastonetes da retina do olho, que tem função a visão na luz fraca.
Problemas de visão, secura dapele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais, são algumas doenças provocadas por falta dessa vitamina.

Vitamina D:
Antes da descoberta da vitamina D, uma alta incidência de crianças morando em zonas urbanas, principalmente em regiões frias e temperadas desenvolvia o raquitismo, acreditando-se que a doença era devida a falta de ar fresco e calor, enquanto outros já acusavamum fator dietético causador da doença, que reconheciam que o crescimento normal dos ossos devia estar relacionado com alguma substância que as gorduras naturais deveriam encerrar.
Em 1929, em seus trabalhos, Mellanby e Huldschinsky demonstraram que as suas noções eram corretas ao afirmar que o oléo de fígado de bacalhau ou a exposição à luz tinham por costume previnir ou curar o raquitismo.
Em1929, Steenbock e Hess, independentemente, demonstraram que a propriedade antiraquítica poderia ser proporcionada por alimentos que continham certas substâncias lipossolúveis pela exposição aos raios ultravioleta, e o que permitiu a obtenção de um preparado de vitamina D concentrada, o viosterol, antes do isolamento da vitamina cristalina pura, o calciferol, em 1935.
já foram idêntificados 11compostos com atividade vitaminaD, os mais importantes são o calciferol ou ergosterol ou vitamina D2 e o colecalciferol ou vitamina D3, produzidos respectivamente pela irradiação do ergosterol e do 7-diidrocolesterol e também o calcitriol.
Tem como caractéristica química:
Formúla estrutural da vitamina D2,(calciferol)


Formúla estrutural da vitamina D3, (colecalciferol)

Tem funçãoreguladora na homeostase do cálcio, sendo o metabolismo do fósforo afetado pela vitamina D da mesma maneira que o cálcio.O metabolismo dessas duas substâncias é dependente do próprio nível da vitamina D, sendo seus níveis sanguíneos influênciados pela absorção intestinal, metabolismo ósseo e excreção renal e predominantemente sob o controle da vitamina D, hormônio paratireoidiano e o calcitriol.Suas...
tracking img