Vitaminas lipossoluveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFBA- Universidade Federal da Bahia
Escola de Enfermagem- DEMCAE
Disciplina: Introdução à Nutrição





VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

Salvador
2011

As Vitaminas: Com Foco nas Lipossolúveis

As vitaminas são nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo, sendo que, a maior parte delas é obtida através de uma alimentação equilibrada para evitar certas doenças. Asvitaminas diferem entre si consideravelmente quanto à estrutura, propriedades químicas e biológicas e atuação no organismo. Receberam nomes científicos, mas são vulgarmente conhecidas por letras maiúsculas ou por um termo associado à doença produzida pela carência da vitamina no organismo.
A falta de vitaminas no organismo (hipovitaminose) pode acarretar doenças como: anemia (falta de vitaminaB12), dificuldades de coagulação (falta de vitamina K), alterações na visão, pele, sistema nervoso e circulatório (falta de vitamina A).
Algumas das principais causas da hipovitaminose são: redução da ingestão, diminuição da absorção, alterações da flora intestinal e alterações do metabolismo. Por outro lado, o excesso de vitaminas no organismo (hipervitaminose) pode ocorrer em alguns casos em que oconsumo ou a suplementação da vitamina é acima do recomendado. O excesso no consumo de vitaminas pode causar cálculo renal (vitamina D), comprometer o sistema renal, ou até mesmo ser tóxico ao organismo.
As vitaminas lipossolúveis, encontradas nos óleos e gorduras dos alimentos, são solúveis em gorduras. São armazenadas no fígado e no tecido adiposo, absorvidas pelo intestino humano, através daação dos sais biliares segregados pelo fígado, e transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas, sobretudo, no fígado e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores. A capacidade de armazenamento de vitamina K é reduzida.

Vitamina K
A vitamina K é umavitamina lipossolúvel, essencial no processo de coagulação sangüínea. Suas principais funções são: atuar na produção de protombina, fator importante na coagulação do sangue e atuar na prevenção de osteoporose em idosos e mulheres após a çmenopausa. As principais fontes dessa vitamina são: Folhas verdes (repolho, brócolis, nabo, couve, alface), gema de ovo, queijos e fígado. A vitamina K para serabsorvida pelo organismo necessita de um fluxo normal de bile e suco pancreático, além de um teor adequando de gordura na dieta.
As manifestações de carência de vitamina K ocorrem em adultos que podem ter alterações nas funções do fígado, má absorção intestinal, alterações da flora intestinal ou desnutrição. O sintoma é o sangramento. As manifestações de excesso são raras e pode evoluir com anemiae lesões no fígado. O aumento no tempo de coagulação é uma evidencia confiável de carência de vitamina K.

Vitamina E
A Vitamina E é uma vitamina lipossolúvel com poderosa ação antioxidante. Suas principais funções são: Agir como antioxidante, proteger as células de fatores nocivos e substâncias tóxicas, e atuar como protetor contra câncer, arteriosclerose, inflamações articulares ecomplicações de diabetes. Suas principais fontes são: azeites vegetais, cereais e verduras frescas. Para ser absorvida, a vitamina E como as demais vitaminas lipossolúveis, necessita das secreções biliar e pancreática normais, da formação de micelas e do transporte através das membranas intestinais.
As manifestações de excesso, mesmo em altas doses não é tida como tóxica, mas, se ingerida em excesso, pode,eventualmente, competir na absorção e reduzir a disponibilidade das outras vitaminas lipossolúveis e do ferro dos alimentos, e assim, colaborar para o desencadeamento de anemias. As manifestações de carência são distúrbios de coordenação e reflexos dos tecidos musculares, visão e fala. Pode ocorrer deficiência de crescimento e alterações na pele.

Vitamina D
A vitamina D presente no...
tracking img