Vitamina k

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINA K: METABOLISMO E NUTRIÇÃO
Introdução: As vitaminas são substâncias orgânicas que o nosso organismo não consegue produzir, porém são indispensáveis ao funcionamento do organismo. As microquantidades necessárias variam em função da idade, sexo, estado fisiológico e atividade física do indivíduo. A necessidade é aumentada nos processos de crescimento, gestação, lactação, condições deesforços intensos e na ocorrência de determinadas doenças. Acredita-se que os organismos superiores (humanos) perderam a capacidade de sintetizar várias dessas substâncias ao longo do processo evolutivo, sendo assim, as vitaminas são parte essencial das nossas dietas. Podendo ser classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis.
Classificação das vitaminas:
Vitaminas lipossolúveis: Substânciasapolares, ou seja, insolúvel em água. É um grupo composto pelas vitaminas A, D, E e K. São armazenadas no corpo, principalmente no fígado e também no tecido adiposo. Isso significa que não precisa ser consumidas em grandes quantidades diárias. Vitaminas hidrossolúveis: Substâncias polares, solúveis em água. É o grupo composto pelas vitaminas do complexo B e a vitamina C. Devem ser ingeridas commaior frequência, pois não são armazenadas, e por serem solúveis em água, também são mais facilmente excretadas pela urina. Dentre as vitaminas lipossolúveis encontra-se a vitamina K. Sua descoberta foi feita por Henrik Dam em 1929 de forma casual. Como um fator anti-hemorrágico, capaz de restabelecer perturbações sanguíneas observadas em galinhas. As formas naturais de vitamina K são afiloquinona e as menaquinonas. Onde a filoquinona é encontrada em hortaliças e óleos vegetais, os quais representam a fonte predominante da vitamina. E as menaquinonas é a forma de vitamina K sintetizadas por bactérias, e originalmente são chamadas de K2. Existe também a menadiona, um composto sintético normalmente utilizado como fonte da vitamina para a alimentação animal (podendo ser chamada dek3). Embora a literatura nacional a respeito da vitamina K seja bastante escassa, nos montamos um trabalho com o objetivo geral de mostrar os aspectos que envolvem a compreensão da importância da vitamina K. Onde serão abordadas questões sobre as fontes de vitamina, sua absorção, distribuição e metabolismo, as funções e também as causas de deficiência da vitamina.

FONTES ALIMENTARES:
-Filoquinona (vitamina K1) que é a forma predominante, presente nos vegetais, sendo os óleos vegetais e as hortaliças suas fontes mais significativas.
A forma predominante de vitamina K nos alimentos é a filoquinona, A vitamina K é amplamente distribuída em alimentos de origem animal e vegetal, sempre variando. As carnes são fontes pobres em filoquinona. Porém o fígado apresenta quantidadesmaiores, evidentemente por ser o maior órgão de estoque da vitamina. Muitos peixes, cereais, e bebidas contêm pequenas, mas mensuráveis quantidades da vitamina. Uma fonte importante de filoquinona é representada pelos óleos. Há uma grande variação de quantidade nos óleos vegetais, sendo que os mais ricos são os óleos de soja e oliva. Porém Vegetais de folhas verdes são os alimentos que contêm o maiorteor de filoquinona e contribuem com 40-50% da ingestão total. Os altos valores encontrados nesses vegetais confirmam a conhecida associação da filoquinona com tecidos capazes de realizar fotossíntese. Espinafre, couve-flor, repolho e brócolis são exemplos típicos.
A distribuição de filoquinona nas plantas não é uniforme; maiores concentrações da vitamina são encontradas nas folhas externas quandocomparadas às folhas mais internas. A casca das frutas e dos vegetais parece ter maiores concentrações da vitamina do que a polpa. O feijão, importante alimento da dieta dos brasileiros, foi identificado como alimento que contribui significativamente para suprir as necessidades de vitamina K. É importante ressaltar, que estudos demonstram que a vitamina K1 contida nos óleos vegetais é estável ao...
tracking img