Swatch case

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SWATCH
Eles tornaram-se objetos de moda com modelos especializados, coloridos e confeccionados em diversos materiais. De repente usar relógio era divertido, casual e moderno. E mais que de repente a marca SWATCH se tornou cultuada por uma legião de jovens no mundo inteiro ao transformar o relógio em acessórios de moda.
-
A história
Tudo começou quando os engenheiros Elmar Mock e JacquesMuller procuraram Ernst Thomke, diretor-gerente da empresa de relógios ETA, na Suíça, para apresentar-lhe o primeiro protótipo de um relógio de plástico. Era 1º de julho de 1980. O projeto era ambicioso e inovador, pois se pretendia conceber um relógio analógico, que contrariava a invasão dos modelos digitais japoneses, mas com o mesmo nível de qualidade dos relógios de luxo e a um preço bastanteacessível, tendo o apelo estético como maior destaque. Naquela época, a indústria de relógios suíça atravessava uma séria crise por causa dos fabricantes asiáticos, que ofereciam relógios a preços baixos. Em 1º de março de 1983, sob a liderança decisiva do libanês Nicolas G. Hayek, o SWATCH foi lançado no mercado na cidade suíça de Zurique. Era um relógio de alta precisão e qualidade, à prova de água echoque, por um preço bastante acessível, feito de plástico e com apenas 51 componentes, uma redução acentuada dos 91 componentes utilizados por relógios convencionais.
-
-
A marca SWATCH introduzia também um novo conceito de relógio: casual, divertido e com acessórios não reutilizáveis. Foram criados e desenhados vários modelos que começaram a ser lançados no mercado, segundo a mesma lógica dascoleções de roupa. A primeira coleção foi apresentada na Suíça para a Primavera/Verão desse ano, contendo oito modelos masculinos e quatro femininos. Inicialmente o preço variou de 39.90 a 49.90 francos suíços, mas foi unificado em 50 francos suíços no Outono do mesmo ano. Porém, a moda para a SWATCH não se limitou ao vestuário. Qualquer assunto como, por exemplo, a passagem do cometa Halley,representava uma oportunidade para uma nova coleção.
-
-
Os objetivos de vendas fixados foram de 1 milhão de relógios para 1983 e 2.5 milhões para o ano seguinte. Com uma campanha de marketing agressiva e um preço muito acessível para um relógio suíço, rapidamente conquistou o seu mercado natal. O público aderiu a nova moda e o resultado foi um sucesso tremendo, que significava a reinvenção donegócio. Os relógios SWATCH desfrutaram o pico da sua popularidade nos Estados Unidos em meados da década de 80, quando foram inauguradas inúmeras lojas (chamadas de Swatch Stores) com objetivo de vender somente relógios da marca em um ambiente moderno e casual. As modas deste período incluíram usar simultaneamente dois relógios SWATCH ou usar um relógio como uma faixa de rabo-de-cavalo. Algunsmodelos, como o SWATCH POPULAR, permitiam prender o relógio diretamente ao vestuário.
-
-
Em 1984, surgia outra inovação curiosa: os modelos passavam a ter nomes próprios, como Don’t be too late ou Black Magic. No ano seguinte foi apresentado, no Centro de Arte Contemporânea de Georges Pompidou, em Paris, o SWATCH ART Nº 1 assinado pela artista francesa Kiki Picasso. Este momento marcava o início deuma íntima e longa relação entre a marca suíça e a arte, que hoje conta com a participação de mais de 60 artistas, incluindo nomes como o estilista Christian Lacroix, o cineasta Pedro Almodovar, o diretor Spike Lee e o artista plástico Keith Haring. O resultado de tanta ousadia pode ser constatado em 1986, quando foram comercializados mais de 12 milhões de relógios SWATCH no mundo.
-
-
Em 1987uma grande inovação na indústria relojoeira marcou o espírito inovador que sempre caracterizou a marca: o Flik Flak, relógio criado especialmente para crianças. Enquanto desenvolvia relógios com tendências e temas infantis – princesas, piratas e exploradores – a Flik Flak também desenvolvia um método para ensinar as crianças a verem as horas. Na realidade, Flik Flak criou conceito educacional...
tracking img