Vitamina b5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitamina B5 – Ácido Pantotênico
A vitamina B5, que também é conhecida como ácido pantotênico, é uma vitamina hidrossolúvel e que compõe o grupo das vitaminas do complexo B. Esta vitamina desempenha funções essenciais na fisiologia do metabolismo humano, como a produção de energia e de hormônios pela glândula adrenal, as quais podem ser comprometidas quando sua ingestão é inadequada. O ácidopantotênico é formado por um hidróxi-ácido complexo, o ácido pantóico, e molécula de beta-alanina unidos por um grupo amina ligado à carboxila do ácido. A estrutura química do ácido pantotênico está mostrada abaixo:





A identificação do ácido pantotênico deve-se a williams a col., em 1939, como um substância essencial ao crescimento de leveduras. O nome, derivado do grego, significa “por todaa parte”, indicando a extensão dessa vitamina na natureza. O papel do ácido pantotênico na natureza animal foi demonstrado experimentalmente em pintos, em uma doença de carência em aves, caracterizada por lesões de pele e que foram conhecidas por serem curadas pelo filtrado de frações preparadas com extrato de fígado. Assim, o ácido pantotênico foi reconhecido primeiramente como essencial parapintos e depois para outros animais. Em 1939, Wooley e col. Demonstraram que o fator antidermatite em pintos era o ácido pantotênico. Em animais foi descrita uma deficiência caracterizada por emagrecimento, perda e embranquecimento do cabelo em animais escuros, úlceras gastroduenal e lesões em vários órgãos internos. Em 1940 foi obtida a síntese completa do ácido pantotênico. Esta substância érelativamente estável nos alimentos durante longos períodos de armazenamento, sendo pouco destruída durante a cocção, e pouco resistente a ácidos e álcalis, por destruir-se o enlace amídico.
Química
É um ácido orgânico opticamente ativo e sua atividade biológica é característica apenas do isômero d. Sua ação vitamínica no organismo resulta de sua incorporação na coenzima A.
Essa molécula apresentaestabilidade maior em solução aquosa do que quando em estado seco. Em pH neutro apresenta também maior estabilidade e é prontamente destruída quando está em meio alcalino ou ácido.
O calor também é um fator que diminui a estabilidade do ácido pantotênico e dessa maneira provoca sua degradação à medida que se eleva a temperatura, como no ato de cozinhar os alimentos. Podem ser perdido até 50%durante o cozimento e até 80% como resultado do processamento e refinamento dos alimentos (enlatamento, congelamento, moagem, etc.). Os métodos de conservação dos alimentos, como a apertização e a pasteurização, podem provocar perdas no teor de vitamina B5, mesmo que em quantidades não significativas, como é o caso do leite pasteurizado.
No tocante às carnes, grande parte do pantotenato é degradadadurante o descongelamento e em torno de 33% é perdido no cozimento. O processamento de vegetais pode provocar perdas de ácido pantotênico em taxas de 37 a 78%. São perdas que podem significar bastante na biodisponibilidade da vitamina no alimento.

Funções








Figura 2 - O ácido Pantotênico é precursor para a
Síntese de coenzima A. Observa-se na estrutura da
Coenzima A oesqueleto carbonado do pantotenato.


O ácido pantotênico tem importância metabólica por ser parte da coenzima A (CoA) e da proteína carreadora de grupos acila (ACP).
Como parte da CoA, o ácido pantotênico, atua em mais de setenta vias enzimáticas como mediador na transferência de grupos acetil, funcionando como doador ou receptor de prótons. Está envolvido no metabolismo de ácidos graxos, aminoácidose carboidratos, na síntese de colesterol, hormônios esteróides, neurotransmissores, porfirinas e hemoglobina, participando da oxidação de ácidos graxos, piruvato e alfa-cetoglutarato, além de ser responsável pela acetilação de fármacos como a sulfadimida e isoniazida.
O pantenol, forma alcoólica ativa do ácido pantotênico do grupo coenzima A, é uma substância que apresenta papel dos mais...
tracking img