Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Estácio de Sergipe

Amélia Juliane Silveira Messias
Mônica Maria Alves dos Santos
Riviane Silva

Vitaminas

Aracaju - Sergipe
2012
Amélia Juliane Silveira Messias
Mônica Maria Alves dos Santos
Riviane Silva

Relatório apresentado ao professor Amintas Figueiredo Lira, como parte das exigências nos critérios avaliativos concernentes à matéria Bioquímica SDE0024, turma 1003.Aracaju – Sergipe
2012
1. Conceito
Vitaminas são moléculas orgânicas (compostos orgânicos de natureza e composição variada) exigidas pelo organismo em doses relativamente pequenas e que atuam no metabolismo celular como coenzimas. São chamadas de micronutrientes por dois motivos: primeiro por serem requeridas em quantidades muito pequenas, da ordem de miligramas ou microgramas por dia,segundo por serem essenciais, pois o organismo não pode sintetizar esses compostos necessários à manutenção de uma vida normal. (Conn & Stumpf, 1980; Lehninger, 1995).

2. Funções
Atuam compondo as coenzimas que são cofatores importantes que tomam parte da reações enzimáticas . As coenzimas são ainda, uma mistura de compostos orgânicos, sendo que muitos deles são vitaminas ou estãometabolicamente relacionados a elas.
Algumas das mais importantes coenzimas orgânicas são vitaminas e seus derivados, especialmente as do complexo B. Várias delas estão envolvidas em reações de oxidação-redução, que fornecem energia para o organismo. (Campbell, Mary K, 2006, 196p.)
Em sua composição encontramos o grupo funcional amina, que nos processos químicos são transferidos, a exemplo das vitaminas B2(o piridoxal, a piroxidoamina, e a piridoxina e suas formas fosforiladas, que são as coenzimas) estão envolvidas nessa transferência de grupos amino de uma molécula à outra, importante na biossíntese de aminoácidos, cujos resíduos constituem proteínas, elementos indispensáveis na nutrição do organismo humano. (Campbell, Mary K, 2006, 197p.)
Possuem função de catalisadores, sendo incluídas nogrupo dos biocatalisadores, incluindo as enzimas, as hormonas e os oligoelementos. Elas ativam a oxidação dos alimentos, as reações metabólicas e facilitam a liberação e a utilização da energia, o que permite que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas e energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e as gorduras.

3. Classificação   São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos. Classicamente, são divididas em dois grupos: hidrossolúveis (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cobalamina e ácido ascórbico) e lipossolúveis (vitaminas A,D, E e K).

3.1 Vitaminas Lipossolúveis  
As vitaminas lipossolúveis são por si mesmas hidrofóbicas, em função de serem solúveis em lipídeos. São absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K.  Asvitaminas A e D são armazenadas, sobretudo no fígado, e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores.  A capacidade de armazenamento de vitamina K é reduzida.

3.1.1 Vitamina A
O hidrocarboneto B-caroteno é o precursor da vitamina A, também chamada retinol, abundantemente encontrada em cenouras (carrots, em inglês), o que nos confere a compreensão da nomeação caroteno. Também se encontra emoutros vegetais, especialmente os de coloração amarela. Serve de sítio da principal reação fotoquímica da visão, pois um derivado da vitamina A, quando ligado a uma proteína chamada opsina.
O agrupamento álcool que ela possui, quando é enzimaticamente oxidado a um agrupamento aldeído, formando o retinal, associado à opsina, rege e resulta a rodopsina. A rodopsina compõe em 60% os discos de...
tracking img