Visita domiciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A visita domiciliar realizada pelo profissional deve visar fazer um acompanhamento para conhecer as condições e modos de vida, isto é, conhecer a realidade na qual o usuário está inserido.Entretanto, é necessário que o assistente social saiba escolher o instrumento técnico que seja mais eficaz para a resolução de determinado problema social.
O profissional deve-se sentir a vontade com oinstrumento que ele escolheu, buscando em seu primeiro contato com o sujeito, se apresentar de forma clara e esclarecer quais os motivos que o levaram a fazer a visita, analisando somente ás coisas que defato são importantes. Outro aspecto relevante é no que diz respeito á postura do profissional, este deve aceitar as condições ás quais os moradores lhe impõe, ou seja, não pode ter preferências, umapostura respeitosa é essencial no momento da visita.
É fundamental que o profissional apreenda a realidade em sua totalidade, ou seja, não pode se deter a um fenômeno de maneira isolada, pelo contrário,deve sempre fazer a interligação entre os fatos, considerando as condições sociais e culturais daqueles sujeitos, compreendendo sua história de vida, sem deixar interferir interpretações imbuídas depreconceito.
.A residência é o espaço privado da família, ter essa dimensão é fundamental para que o Assistente Social rompa com uma postura autoritária e controladora. A realidade social seapresenta de modo diferenciado, logo, é importante ir além da aparência, que são as coisas que se apresentam de modo imediato, captando mais a essência dos fatos.
Outro aspecto importante na visitadomiciliar diz respeito ao sigilo referente a história de vida daquele sujeito, logo, a visita deve acontecer sem a presença de estranhos, ao menos que á família permita a presença do mesmo. A visitadomiciliar só pode ser considerada como técnica na presença da entrevista e observação, que são técnica fundamentais. A entrevista é composta por perguntas aberta e semi-estruturadas, trata-se de um...
tracking img