Virtude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UERJ-FFP
FACULDADE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Disciplinas: Filosofia e Educação I - Filosofia da Educação
Prof. Reinério Simões
Aluna: Thamyryz de Lima Rodrigues da Silva.
Pedagogia: 1°PERÍODO-Turno manhã.

Tema: Sobre a Virtude - Da necessidade da Ética






Terceira Avaliação - A3Desenvolver as seguintes questões:
1. O que são vício e virtude na tradição antiga e cristã (medieval)?

Podemos caracterizar o vicio como um desejo ou uma conduta excessiva. Já Aristóteles definevirtude como um sentimento ou mesmo uma conduta moderada. Ela é diferenciada como o discernimento da prudência, a retidão da justiça, a firmeza da fortaleza... sendo assim, fundamental para o ser humano,pois toda virtude é uma capacidade de inclinação, de escolha. Os Vícios submetem-se as paixões deixando-se governar pelas causas externas, e assim podemos destacar as Três paixões originais sendo elas:a alegria, a tristeza e o desejo. Na Tradição Antiga e cristã a virtude está diretamente ligada ao amor, e prática do bem, enquanto o vício tem sentido de defeito físico, imperfeição, falha, máqualidade, no sentido figurado, imperfeição moral, defeito, vício.

2. Mostre a relação entre senso moral, consciência moral e vida intersubjetiva.

Senso Moral: os nossos sentimentos exprimemnosso senso moral quando somos participantes de ações movidos pelo sentimento de voluntariedade e solidariedade.

Consciência Moral: Estão expressos em atos ou atitudes movidos por emoções forte taiscomo, o medo, a ambição, a vaidade, a covardia, tudo isso nos impulsiona a fazer coisa que nos traga vergonha. O senso moral e a consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que definepara seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar.

Vida Intersubjetiva: está relacionada as relações que mantemos no decorrer da vida com os outros fazendo...
tracking img