Viracopos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS E O FUTURO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
J osmar C appa

Resumo: Neste artigo o processo histórico do desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas – RMC foi recuperado para sublinhar o paradoxo entre riqueza e pobreza e a influência exercida pelo município de Campinas na região a partir de sua localização geográfica estratégica. A ampliação doAeroporto Internacional de Viracopos foi analisada como uma especificidade no processo de aprimoramento da infra-estrutura regional existente, com intuito de melhor aproveitar as externalidades positivas geradas pelos aeroportos. Palavras-chave: Aeroporto Internacional de Viracopos. Políticas públicas contemporâneas. Infra-estrutura de transporte. Abstract: In this study, the historical process ofCampinas Metropolitan Region – RMC development was recouped to underline the paradox between wealth and poverty and the influence exerted by the city of Campinas in the region because of its strategical geographic localization. The magnifying of the International Airport of Viracopos was analyzed as a specificity in the process to improving its infrastructure regional, to make possible the bestexploitation of the positive externalities generated by the airports. Key words: Viracopos International Airport. Contemporary public policies. Transport infrastructure.

Região Metropolitana de Campinas – RMC é resultante de um processo de urbanização intensificado na década de 1950, que se acelerou nos anos 1970 e 1980 com o aprofundamento da industrialização no país e a interiorização dodesenvolvimento econômico no Estado de São Paulo. O processo de industrialização no Brasil ocorreu a partir da transição da economia agrícola para outra predominantemente industrial, com base no padrão de industrialização da Segunda Revolução Industrial, que compreendeu dois períodos: • de 1933 a 1955, quando o avanço a industrialização foi possível, restringindo-se, porém, a alguns setores produtivos;• de 1956 a 1962, com o Plano de Metas, quando praticamente completou-se a industrialização por meio da substituição de importações de máquinas, equipamentos, matérias-primas e insumos básicos por produção interna (LeSSa, 1978; CaRdoSo dE MEllo, 1982; OLIveIRa, 1985). essa experiência de industrialização foi concentrada no tempo e acompanhada pelo crescimento urbano elevado e rápido. entre 1940 e1980, quando foi consolidado o padrão da Segunda Revolução Industrial no país, a taxa de urbanização passou de 31% para 65%, conforme o IBGe.
São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 3, p. 106-119, jul./set. 2006

A

AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS E O FUTURO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

107

Devido às especificidades do processo de modernização do Brasil, as alterações nasestruturas econômica e demográfica foram seguidas, na maioria dos casos, pela ocupação e pelo uso do solo urbano de forma intensa e desordenada, tornando insuficiente e inadequada a infra-estrutura disponível, bem como implicando elevada demanda social por escolas, hospitais, habitação, transportes, entre outros.

RecupeRação HistóRica do pRocesso de desenvolvimento da Rmc
No âmbito regional, oprocesso de industrialização foi concentrado espacialmente no estado de São Paulo. Constituído a partir do complexo econômico exportador, com o plantio de café, o estado realizou importantes transformações em sua estrutura econômica com a introdução de ferrovias (século XIX); depois com a diversificação de sua agricultura e implantação de rodovias (século XX), tendo possibilitado, nesse período, aformação de infra-estrutura urbana qualificada, com a instalação de equipamentos públicos, indústrias, comércio e serviços diversificados (Cano, 1990; SeMeGhINI, 1991; CaPPa, 2004a). Desde 1919, São Paulo lidera a produção industrial no país, com 31,5% do total, passando, em 1949, para 48,9%, 55,6% (1959) e chegando a 58,2% (1970), durante o auge da concentração industrial no país. Nessa última...
tracking img