Violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO BAHIANA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE PSICOLOGIA

PAULA MARTINEZ DA FONSECA TAIANE NASCIMENTO SOUZA LUCAS

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS

Salvador-Ba 2006

PAULA MARTINEZ DA FONSECA TAIANE NASCIMENTO SOUZA LUCAS

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SUAS CONSEQUÊNCIASPSICOLÓGICAS

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências, como parte dos requisitos para a conclusão do Curso de Graduação em Psicologia.

Orientador: Profa. Dra. Elizete Silva Passos Banca de defesa: Carmem Lúcia Lavigne de Souza Maria Rosália Correia Dias

Salvador – Ba 2006

AGRADECIMENTOSGostaríamos de expressar sincera gratidão à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM-BA), pelo espaço concedido para a efetivação deste trabalho e, principalmente, às mulheres, que, vivenciando um momento tão delicado, concordaram em relatar suas experiências, expondo íntimas particularidades de dor e sofrimento, dando uma contribuição indispensável para a realização de nossa pesquisa.Agradecemos à cuidadosa atenção e paciência que nos foi dispensada e, sobretudo, ao profissionalismo com o qual a Professora Dra. Elizete Silva Passos conduziu nossa orientação.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS

Resumo: Este estudo pretende investigar as principais conseqüências psíquicas trazidas à mulher vítima de violência doméstica, assim como os fatores quea predispõem. Através de um recorte de gênero, diferenciando as especificidades da violência física e psicológica, abordam-se também os motivos que contribuem para sua permanência nesta relação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo qualitativo, com a utilização da entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. A pesquisa bibliográfica realizada visou compor umquadro teórico necessário à análise dos dados coletados. A partir das informações obtidas, pôde-se concluir que vivenciar uma relação violenta acarreta danos à saúde mental da mulher, traduzidos, principalmente, por constantes estados de tristeza, ansiedade e medo. Palavras-chave: Violência doméstica. Gênero. Conseqüências psicológicas.

2

PARECER DO ORIENTADOR

O artigo intitulado Violênciadoméstica contra a mulher e suas conseqüências psicológicas de autoria das estudantes Paula Martinez da Fonseca e Taiane Nascimento Souza Lucas do Curso de Psicologia da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) aborda uma temática atual e de grande importância social. As alunas conseguiram agregar a ele novos valores, especificamente para a formação do psicólogo ao focalizar adimensão psicológica que tal prática violenta acometa às vítimas. O trabalho segue um conceito metodológico adequado, base teórica pertinente e atualizada. Do mesmo modo, respeita as normas de redação em vigor e possui uma linguagem clara e correta. Por estes motivos, o mesmo foi aprovado pela banca examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com excelente conceito, escolhido por umacomissão da Faculdade dentre muitos para participar do Prêmio, e agora é recomendado por mim, a quem coube sua orientação.

Elizete Silva Passos

3

INTRODUÇÃO

De acordo com a Declaração das Nações Unidas, de 1949, sobre a Violência Contra a Mulher, aprovada pela Conferência de Viena em 1993, a violência se constitui em “[...] todo e qualquer ato embasado em uma situação de gênero, na vidapública ou privada, que tenha como resultado dano de natureza física, sexual ou psicológica, incluindo ameaças, coerção ou a privação arbitrária da liberdade.” (ADEODATO, 2006, p.2). A violência doméstica contra a mulher recebe esta denominação por ocorrer dentro do lar, e o agressor ser, geralmente, alguém que já manteve, ou ainda mantém, uma relação íntima com a vítima. Pode se caracterizar de...
tracking img