Lecitina

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
Introdução
A gema do ovo é rica em lecitina, uma substância de alto valor biológico necessária a todas as células do corpo. Quanto mais importante o órgão, maior a concentração de lecitina. Amedula óssea, o cérebro, o fígado e o coração são especialmente ricos em lecitina. Embora seja um lipídeo, a lecitina não é utilizada como fonte de energia, embora seja responsável por atividades vitaisnas membranas celulares, especialmente no tecido nervoso.
A lecitina é a designação dada a uma mistura de glicolípidos, triglicéridos e fosfolipídios (por exemplo: fosfatidilcolina,fosfatidiletanolamina e fosfatidilinositol). Contudo, em bioquímica, o termo lecitina é, usualmente, utilizado como sinónimo de fosfatidilcolina pura - um fosfolipídio que constitui o principal componente da fracçãofosfatada que se obtém da gema de ovo. O intuito do estudo é mostrar como se ocorre a extração da lecitina a partir da gema de ovo .

Procedimento Experimental
Material:
* Gema de ovo
*Acetona
* Clorofórmio
* Béquer de 100 ml
* Pipetas
* Filtros de papel


Procedimento:
Foi colocado em um béquer da terça parte da gema de um ovo e adicionado 15 ml de acetonamisturamos com um bastão de vidro a solução por cerca de cinco minutos. O sobrenadante foi retirado deixando no béquer apenas o precipitado. A esta mistura foram adicionadas 10 ml de acetona, feito isto semisturou a solução, a mesma foi levada ao decantador e o sobrenadante foi desprezado está operação foi repetida cerca de quatro vezes ate encontrarmos uma mistura de cor esbranquiçada. A mesma foiadicionado 5 ml de acetona e feita a filtração da solução em um filtro de papel e com o auxilio do filtro de papel o precipitado foi secado , este precipitado seco foi transferido para um béquer eadicionado a ele 10 ml de clorofórmio esta mistura foi filtrada para se recolher o extrato clorofórmico que foi colocado em um tubo de ensaio o resíduos foi destinados a um béquer e a eles adicionados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extra O Da Lecitina
  • Extração de Lecitina no laboratório
  • Relatório de Aula Pratica
  • Comprovacao Lecitina De Ovo Por Nelson Tossa Em Powerpoint Parte 1
  • Comprovacao Lecitina De Ovo Por Nelson Tossa Em Powerpoint Parte 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!