Violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PERCEPÇÃO EM THOMAS REID
José Aparecido Pereira∗

RESUMO: Objetivo primordial desse artigo consiste em apresentar o modo como Thomas Reid delineou em seu pensamento a sua teoria da percepção. Desse modo, o referencial teórico utilizado para a explicitação do nosso propósito serão, sobretudo, as Investigações Sobre a Mente Humana e os Poderes Intelectuais do Homem, as suas duas obrasfundamentais. A nossa intenção é expor os principais elementos que compõem e estruturam o processo perceptual, visto que essa temática constitui parte integrante e fundamental da epistemologia do pensador escocês. Assim, no decorrer desse trabalho, inevitavelmente deveremos fazer alusão a alguns temas, tais como, concepção, crença e imediaticidade. Palavras-Chave: Percepção, Concepção, Crença,Imediaticidade.

ABSTRACT: The primary objective of this paper is to present how Thomas Reid outlined in his thought in his theory of perception. Thus, the theoretical basis for the explanation of our purpose is, above all, investigations into the Human Mind and the Intellectual Powers of Man, his two fundamental works. Our intention is to expose the main elements that make up and structure the perceptualprocess, since this issue is an integral and important part of the epistemology of the Scottish thinker. Thus, during this study, we inevitably make reference to some issues, such as design, belief and immediacy. Keywords: Perception, Conception, Belief, Immediacy.

1. Introdução

Marcadamente seduzido pelas grandes realizações científicas de seu tempo, Reid acreditava que seria possívelempreender um estudo análogo no que diz respeito à natureza humana, ou seja, fundamentá-la através da base segura da observação e do método do raciocínio experimental. Um esboço bem definido e delineado desse projeto já se encontra em suas Investigações na qual ele procura analisar os componentes envolvidos na percepção, tendo como suporte a nossa constituição, mais especificamente, os nossos cincosentidos. Dessa forma, essa tentativa já revela a sua pretensão de aplicar à ciência da natureza humana um procedimento parecido àquele comumente utilizado na física. Assim, os seus trabalhos

Doutorando em filosofia; professor de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Maringá e coordenador do curso de filosofia da FACED – Faculdade Apucarana Cidade Educação. Email:pzez@bol.com.br.



A percepção em Thomas Reid

foram guiados pela crença na possibilidade de se construir um novo sistema de conhecimento, erigido agora sobre um fundamento inteiramente novo. Em vista disso, a concretização desse projeto o levará a fazer um longo percurso em sua obra, mobilizando um conjunto de conceitos e princípios que nos permitirão descrever e compreender o comportamentohumano observável através de um método natural de investigação. Podemos dizer, portanto, que o seu projeto corresponde a uma tentativa audaciosa de fornecer uma descrição e uma análise abrangente do nosso aparato cognitivo. No entanto, esse empreendimento exigiu que o pensador escocês colocasse em questão algumas concepções acerca do conhecimento, porque, segundo ele, essas não correspondem a umalegítima descrição do funcionamento de nossos processos cognitivos. Convicto da necessidade de uma revisão em torno das questões que envolviam a epistemologia de seu tempo, o trabalho de Reid se configura como uma nova maneira de conceber o problema da aquisição e justificação do nosso conhecimento e da formação das nossas crenças epistêmicas. Sendo assim, o desfecho de suas inquietações e buscasfilosóficas será a construção de uma pertinente teoria da percepção da qual nos ocuparemos nesse artigo.

2. Teoria da Percepção de Reid Inicialmente devemos propor a seguinte questão: no entender desse pensador quais são os elementos envolvidos na Percepção? A caracterização oficial da percepção entendida por Reid envolve três ingredientes: concepção, crença e imediaticidade. Esses três...
tracking img