Violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Aluno: Joab Caleb da Silva Almeida
Professor: José Costa
Teoria da Literatura I
Data:28/09/12

Segundo Jonathan Culler um dos motivos que permitem a distinçãoentre os textos literários dos demais é uma funcionalidade que é chamada literariedade, e existem alguns aspectos específicos que podem ser levados em consideração ao tentar identificar a natureza daliteratura, sendo eles:
1. Linguagem em primeiro plano – Na maioria dos casos o texto possui uma forma de representação para o leitor que difere de todas as outras formas que estão contidas emoutros tipos de textos. O autor trabalha com a linguagem de uma forma que esta chame a atenção do leitor e tenha um posicionamento privilegiado dentro da obra, com intenções claras ou abstratas. Essetrabalho pode ser feito através de combinações entre as palavras do escrito, o criador pode utilizar efeitos como combinações verbais incomuns ou até trabalhar com os sons das palavras, uma ferramentamuito comum é a chamada rima que é utilizada dos efeitos sonoros para impor um efeito na poesia, alterando dessa forma o ritmo da poesia e criando possibilidade para que o assunto desejado seja abordadoda maneira mais clara possível.
2. Integração da linguagem - Para que um texto possa ser identificado como tal ele deve possuir algumas características que juntas consigam resultar em um bomtrabalho, os aspectos constituintes do texto devem estar todos bem associados. É estritamente importante que o autor tenha o domínio sobre como unificar dentro da obra em construção alguns pontos como som,sentido, organização gramatical e utilização de padrões temáticos, entretanto um indivíduo pode reunir todas as características acima citadas e o resultado do trabalho não ter nenhum vinculo com umaobra literária, isso acontece frequentemente com profissionais da área de marketing, vendas, entre outras.
3. Ficção – Esse é um dos pontos mais aceitos da literatura, a partir da possibilidade...
tracking img