Violencia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
V
Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
Curso: Direito
Período: 1º - D
Trabalho de pesquisa em grupo
VIOLENCIA NA ESCOLA (Bullying)

VIOLENCIA NA ESCOLA
(Bullying)
Causa efeito e soluções

RESUMO

O grupo de trabalho expõe, com base em pesquisas e estudos desenvolvidos por especialistas, o tema VIOLENCIA NA ESCOLA (bullying) – Causa, efeito e soluções.Lamentavelmente, o tema vem de encontro com o trágico acontecimento que chocou o Brasil na manhã de quinta feira do dia 07/04/2011.

A chacina que matou 12 estudantes e feriu outros 12 em uma escola carioca atinge toda a sociedade e pode deixar a marca do medo em uma geração.

Anápolis, 11/03/2011

Palavras-chave: Bullying, Violência, Realengo.

INTRODUÇÃO

Atualmente, educadores, pais e alunos estãobastante preocupados com a questão da violência nas escolas. A preocupação é legítima, haja vista que as manifestações de violência induzem comportamentos nos agentes da educação que se contrapõem às metas de melhoria da qualidade do ensino e aumento da permanência na escola.
Por um lado, a falta de segurança força os diretores e professores a reduzirem as exigências no processo de ensinoaprendizagem. Por outro, os alunos podem ter dificuldades de concentração nas aulas e, no limite, evadirem-se da escola.

De fato, numa pesquisa da UNESCO, realizada em 2000 em catorze capitais brasileiras, aproximadamente metade dos professores afirma que perde o estímulo ao trabalho devido à violência no ambiente escolar, um terço revela que diminui o rigor com que conduz as atividades educacionais,um quarto reclama da dificuldade de se concentrar em escolas violentas e manifesta perda da vontade de trabalhar e um quinto revela que reage às ameaças e/ou violências sofridas buscando a transferência de escola, gerando rotatividade de professores.

Do lado dos alunos, aproximadamente a metade deles sustenta que a ocorrência de atos violentos na escola faz com que não consigam se concentrarnos estudos, um terço deles afirma ficar nervosos e revoltados com as situações de violência que enfrentam em suas escolas e aproximadamente essa mesma proporção menciona a perda da vontade de ir à escola.

Apesar desses fatores se relacionarem diretamente com a acumulação de capital humano, quase não têm sido abordados na literatura econômica. Tanto na literatura dos efeitos dos insumos doprocesso educacional sobre o desempenho dos alunos, quanto na de conseqüências econômicas do crime, o assunto é quase inexplorado.

A principal razão para isso é a inexistência de dados. Os efeitos da violência no ambiente escolar sobre resultados econômicos mostram que a violência dentro e nas proximidades da escola diminui a probabilidade de conclusão do ensino médio e do ensino superior em 5,1%e 6,9%, respectivamente, e dessa maneira afeta o rendimento do trabalho dos indivíduos. Analisando a questão teoricamente nos mostrou que a presença de alguns alunos indisciplinados na sala de aula poderia reduzir a aprendizagem dos demais estudantes da turma.

O presente estudo, por sua vez, aproveita os indicadores de violência no interior e nos arredores da escola para evidenciar a relaçãodireta entre a violência na escola e a proficiência dos alunos e uma relação indireta entre essas variáveis que parece operar por meio da rotatividade de professores.

CAUSA
As causas da violência na escola podem estar nos modelos educativos a que são expostas as crianças. Em seu artigo intitulado BULLYING: UM MEDO DE MORTE, a psicóloga e jornalista Henar L. Senovilla (Guia Infantil), afirmaque as causas que podem fazer aparecer à agressão são incalculáveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuízos que ocasionam. Em geral as causas ou fatores que o provocam podem ser pessoais, familiares e escolares. (Guia Infantil)
No lado pessoal, o agressor se vê superior. Bem porque conta com o apoio de cúmplices, ou porque a vítima se trata de alguém com muito pouca capacidade...
tracking img