Violencia domestica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia – Psicologia - 2 período
Solange M C de Mendonça

“Violência domestica e os desafios da compreensão interdisciplinar”

O trabalho interdisciplinar frente ao fenômeno da violênciadoméstica não é realizado ao acaso. O trabalho dos psicólogos é necessário para uma visão integrada da problemática falta de recursos, a pobreza, o desemprego, somada ao histórico de agressões nafamília pode ser contribuinte para a perpetuação da violência doméstica.
Com o trabalho interdisciplinar, é possível desenvolver uma reflexão crítica sobre a importância da transformação da “cultura dobater”, cristalizada na sociedade e possivelmente responsável pelos constantes momentos de violência e intolerância televisionados e vistos por todos nos dias de hoje.
Muitas são as pessoas que definemviolência domestica como agressão física feita pelo marido a mulher, pais que agridem os filhos etc..Ela existe em todos os paises e atinge todas as classes sociais.è o sintoma mais visível dadesigualdade de poderes nas relações entre homens mulheres e crianças.
Durante muito tempo foi considerado “tabu” e ninguém falava dela, ninguém admitia te-la testemunhado, ninguém fazia nada para impedir,hoje, o assunto e mais publico embora continue a existir. Um muro de silencio em torno das vitimas, esse silencio surge do medo de represarias.Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e nãocostuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural especifico.
Para entender a violência doméstica, deve-se ter em mente alguns conceitos sobre a dinâmica e as diversas faces daviolência doméstica, como por exemplo:
A Violência Psicológica ou Agressão Emocional, às vezes tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação,humilhação, desrespeito e punições exageradas. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes indeléveis para toda a vida.
A violência verbal...
tracking img