Filosofia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Homem é o produto do Meio"

  O que dizem desse tema?
 "O homem é um produto do meio" isso já foi dito por sociólogos, psicólogos e tantas outras pessoas que escrevem sobre a vida humana emsociedade.
É, de fato, uma questão de ambientação, de convivência
e relacionamento. Niguém vive isolado, todo ser humano é resultado de sua convivência, do seu ambiente onde está inserido compartilhando evivenciando um aprendizado que o forma e o faz produto do seu meio.É com essa relação de convivência que todo ser humano dá evasão ao seu instinto de um ser inteligente e dotado dos dons que odifenciam dos outros animais, privilegiando-o como criatura semelhança do Criador.
             Tornar-se produto do seu meio é a razão maior daqueles que não sabem distinguir o lugar onde estão, que nãoconhecem os seus limites e não buscam reagir contra o que não está inerente com a sua sensibilidade humana, com o seu poder de domínio sobre o que lhe causa danos, tornando-o âs vezes incapaz deadaptar-se ao seu ambiente, ou simplesmente a sua mudanda de relacionamente.
              Assim o homem se molda ao ambiente onde vive e torna-se produto do seu meio.

“É preciso estudar a sociedade peloshomens, e os homens pela sociedade: os que quiserem tratar separadamente da política e da moral nunca entenderão nada de nenhuma das duas”                                 
Seria a idéia iluminista deRouseau equivocada?
Através das concepções do filósofo,  o homem é naturalmente bom, sendo a sociabilização a culpada pela “degeneração” do mesmo. Em sua obra, “O Contrato Social”, é possível aconstituição de um Estado Ideal, através do consenso entre os indivíduos da sociedade, e em conseqüência desse acordo, haveria a possibilidade de garantir plenamente os direitos de todos os cidadãos,afastando da corrupção, próximo da vontade e da decisão geral.
Particularmente falando, a sociedade é feita de homens, e se o homem nasce bom, como uma reunião de bons pode corromper? O meio corrompe o...
tracking img