Caracteristica de um relatorio tecnico cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conciliação Bancária
Introdução

Este trabalho retrata acerca da conciliação Bancária que dentro dele encontramos a reconciliação que é um tema interligado a conciliação que fim a cabo acabam retratando o mesmos assunto que é a reconciliação das contas Bancárias e as Contas da nossa Contabilidade e existem outras reconciliações que não abordamos nesse trabalho.
Porem a conciliação bancária euma é um comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancária e as existentes no controle financeiro. Todos sabemos que existe um atraso natural entre a emissão de um cheque e sua efectiva compensação no banco, em sua conta bancária. Este atraso causa um saldo temporariamente incorrecto, saldo este que a conciliação bancária deve demonstrar e ajudar a corrigir.
Para nós melhorentendermos como e feita a conciliação bancária temos que ver quais são os elementos que compõem a mesma e qual e a razão que nos leva a fazer a tal conferencia, pois e necessário que se faça a conciliação e de um período mensal pois só assim e que podemos ter uma situação financeira bem controlada das nossas empresas.
Esse processo depende muito do bom funcionamento daquilo que é a tesouraria danossa empresa pois se a tesouraria funcionar como deve ser raras vezes teremos cheques pendentes na empresa e que o banco tenha descontado, o mais provável é termos alguns cheques em circulação ou que o banco ainda não tenha tido o cheque em sua posse para dar o seu devido tratamento.
De um modo geral a reconciliação e uma conferencia entre os movimentos realizados pela empresa e os movimentos que obanco realizou num determinado período.
Ao longo do trabalho poderemos ter alguns exemplos relativo aos elementos de uma conciliação e como ela e feita.
Começando por definir cada pormenor aque retratado e no final com um exemplo claro de como montamos uma conciliação.








1. Definição de Conta Corrente
Entende-se por conta corrente bancária a parceria existente entre umcliente (ou correntista), sempre uma pessoa física ou jurídica, com uma casa bancária, de tal modo que o cliente deposita seu numerário no banco escolhido, que por sua vez, fornece ao cliente talonários de cheques e cartões magnéticos.
É em posse destes títulos de crédito (cheques e cartões) que o cliente vai os emitindo sempre quando necessário for; os beneficiários disto dirigem-se até o bancoe descontam o cheque, ou depositam em outro banco, que internamente desconta o cheque com o banco sacado, ou ainda, os bancos transferem entre si as transações fundadas em cartões.
É devido a isto que surge o nome de conta corrente, visto que a conta está sempre sendo movimentada, com o cliente com uma certa freqüência depositando (entradas) e também emitindo cheques, fazendo saques, etc.(saídas).


2. Definição de cheque
Segundo as normas do Banco Central do Brasil, um cheque é uma ordem de pagamento de determinada quantia dirigida a um banco, por pessoa ou firma que aí tenha conta de depósito, em favor de outra pessoa ou firma, independente de sua data de emissão, desde que esta não seja superior a seis meses.

2.1 Conceito de “Cheque para Esperar”
Embora adefinição anterior legalmente identifica um cheque como uma ordem de pagamento à vista, no Brasil há longa data estabeleceu-se um costume comumente chamado de “cheque pré”, proveniente de “pré-datado”. Analisando o conteúdo da palavra, chega-se à conclusão de que pré significa “antes, prévio, antecipado, etc.”; no entanto, sendo um cheque uma ordem de pagamento liquidável à data de sua emissão, e um“cheque para esperar” um compromisso de pagamento futuro, o nome correto seria então “pós-datado”, visto que o credor preencheria a data somente em ocasião posterior à transacção, ou então, o próprio emitente já anota a data futura no próprio documento. Isto é apenas um mero detalhe técnico, posto que o que realmente importa é a definição dos mecanismos inerentes a um cheque emitido para...
tracking img