Violencia domestica contra mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão Social: Violência Doméstica Contra Mulheres
Esta questão social é muito discutida na sociedade atual, principalmente após a criação da Lei Maria da Penha. Entretanto não conseguimos visualizar de maneira efetiva as políticas públicas, que foram criadas para auxiliariam mulheres que sofrem agressão todos os dias de seus companheiros. Assim surge o interesse em compreender melhor estatemática.

Conceito de Violência
A violência pode ser definida em diversas maneiras. Segundo a Organização Mundial de Saúde, violência é:
[...] o uso de força física ou poder, em ameaça ou na pratica, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo de comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. [...] São excluídos dadefinição os incidentes não intencionais [...] (DAHLBERG; KRUG, 2006, p.3).

Conceitos dos tipos de violência
Violência Física: A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns: murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras.
Violência Psicológica: A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicialque a física, é caracterizada pela rejeição, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.
Violência verbal: A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente éutilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.
Violência sexual: Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento,sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física.
Negligência: A negligência é o ato de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outros) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento. Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves.
Violência doméstica: é aviolência, explícita ou velada, praticada dentro de casa, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentesco natural pai, mãe, filhos, irmãos etc. É mais frequente o uso do termo "violência doméstica" para indicar a violência contra parceiros, contra a esposa, contra o marido e filhos. A expressão substitui outras como "violência contra a mulher". Complementaainda que o sentimento de posse do homem em relação à mulher e filhos, bem como a impunidade, são fatores que generalizam a violência.
Violência doméstica contra mulheres: uma questão social
A violência contra a mulher é uma questão social por que durante muitos anos, o modo como às mulheres eram criadas, era visto e aceito como algo natural pela sociedade. Criava-se ensinando a ser uma moçarecatada, dócil, submissa ao seu companheiro, já sofrendo opressão desde a infância, enquanto o homem era criado para ser forte, chefe de família, machista, ser superior à mulher. Assim encontramos as desigualdades entre ambos. A desigualdade mais comum é a diferença de salário onde ambos executam a mesma função no trabalho, mas com salários bem diferentes. Mesmo hoje, quando estas mulheres lutemcontra esta desvalorização, ainda existe muita opressão. Assim muitos homens acabam tendo sua companheira como sua propriedade, submetendo a mulher ao seu domínio. Na maioria delas, o sofrimento é causado por violência de gênero, doméstica, física, sexual e psicológica.
Segundo o Banco Mundial, nos Países em desenvolvimento, de 5% a 16% de anos de vida saudável são perdidos pelas mulheres em...
tracking img