Jeanizidoro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

A referência à política esta em praticamente todas as dimensões da vida em sociedade. Não se trata de mudar realidade pra certos padrões de entendimentos, só para causar tranquilidade a alguns, mesmo que baixo de grilhões. Nõ é que a realidade se tornou impermeável. O quadro complexo que se apresenta não foi fruto do acaso, mas resultou d vida em sociedade.
A política e aspolíticas

A política não é nada mais do que a referência ao político, à esfera da política institucional. Todas as atividades associadas à esfera institucional política, também são políticos.
Mas há outra maneira em que a política se manifesta, um exemplo: a política dos sindicatos se referem unicamente à política sindical e as questões que dizem respeito à própria atividade do sindicato.Dizer “você precisa ser mais político”é completamente distinto de dizer “você precisa se politizar mais”, não há sombras de dúvidas que este segundo significado é mais impreciso que o primeiro. A evolução histórica em direção das grandes instituições políticas é acompanhada de um politização geral da sociedade. Desta forma oculta-se esta qualidade apenas ao eleito. A limitação rígida que a própriapolítica constitui, é um produto da história, e é o motivo pelo qual não basta fixar-se a um significado geral da política.
Existem, portanto várias políticas, ou melhor várias “propostas políticas” n sociedade. Implicando em duas questões básicas. A primeira a chamada “política hegemônica”, que é o que se denomina como “crise política”. A segunda é a própria conjuntura em que se desenvolve umapolítica como expressão de certas situações em sociedade. Estas questões porem partem de determinados interesses aos quais tem compromisso, e estes são os que lhe conferem significado e devem traduzir uma importância no jogo parlamentar
O poeta e o libertador

Não há porque divergir da concepção segundo a qual o homem é um ser socil e que a existência individual apresenta-se como consequênciadesta especificidade dos homens. A atividade política passa a ser uma espécie de mal necessário, uma atividade social transformadora pela qual se visa a realizar certos fins utilizando-se de determinados meios. Por oposição à esta ideia, sugere-se a existência de instâncias e valores devidamente enclausurados à parte e subordinados à política.
A atividade política caberia privilegiar o estudo e atransformação das condições objetivas na sociedade que permitissem renova-la estruturalmente, com novas relações sociais e políticas. Mas como realizar estas transformações políticas e sociais, se há um fosso a separa-lo do sentido individual-humano, cuj travessia requer esforços nem sempre radicados na vida real no seu desenrolar cotidiano? Como consiliar, diria alguém as minhas escolhasindividuais com as minhas escolhas políticas? Como casar a necessidde de canalizar esforços em conjunto, com a diversidade das possibilidades individuais?
Vivemos em uma realidade caaptalista universal, onde as própris relções entre os homens surgem como relações “coisificadas”entre o capital e a força de trabalho. Em vez de as “coisas”servirem as pessos estas acabam achando que servem as coisas.Oculta-se o seu papel como relação entre eleitor e eleito, entre Estado e cidadão, e seu aspecto próprio de relação humana se perde. SE o problem é político, a política pode muda-lo.
Qualquer proposta política trasnformadora que negasse a valorização do sentido humano da existência individual, ou a submetesse a uma valorização exclusiva do coletivo, que significasse um fardo para o individuo, sóconseguiria como aadeptos ou fanáticos. “Sonhar é preciso desde que realizemos o sonho meticulosamente e o confrontemos passo a passo com a realidade”, disse Lênin.Assim as própris propostas políticas são repensadas em cima do que elas tem a oferecer já, aqui e agora.
------A democracia não pode ser um personagem que parece só nos fins, deve estar presente nos meios também, ela passa a se...
tracking img