Violencia contra o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este artigo tem como finalidade apresentar a reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa. O estudo parte do conceito de violência desse grupo etário e que se manifesta de três formas: estrutural, interpessoal e institucional. A identificação de sinais de violência contra idosos é frequentemente negligenciada no atendimento à saúde, quer pela dificuldade em identificá-las, quer pelaausência de suporte formal para auxiliar tanto idosos vitimados quanto profissionais. De acordo com a Lei nº 10.741/2003, art. 19, está previsto que os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos aos idosos são de notificação obrigatória. Portanto é preciso buscar estratégias para fortalecimento das políticas que promovam prevenção dessas violências, por meio de educação em saúde com osfamiliares e estimulando uma rede de proteção à pessoa idosa.

Palavras-Chave: violência, idoso e maus tratos

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, o aumento da expectativa de vida somado à diminuição da taxa da natalidade, trouxe um aumento da população idosa. Há uma estimativa que, em 2025, o número de idosos chegará a 32 milhões, o que tornaria o Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), osexto país com a população mais envelhecida do mundo.

Albuquerque (2008, p.15), assegura que
o número de pessoas idosas com mais de 60 anos, já corresponde a mais de 12% da população mundial e até ao meio do século chegará a 20%”. Um em cada 10 habitantes do planeta já tem mais de 60 anos. Quase 40% são pessoas com 80 anos e mais.

O fenômeno da violência contra os idosos vem sendodiscutida, cada vez mais, em todos os espaços institucionais e na sociedade em geral, pois ainda se apresenta sob o manto da ocultação, manifestando-se sob diversas formas, como abuso físico, econômico, financeiro, sexual, psicológico, abandono, negligência, ameaça e outros.

O convívio de idosos com gerações diversas e com necessidades variadas, pode gerar desconforto em níveis insuportáveisfacilitando a ocorrência de violência, que se expressa em tradicionais formas de discriminação como o atributo que comumente lhes é impingido como “descartáveis” e “peso social” (Minayo, 2003).

O fato de o idoso ter sido um sujeito economicamente ativo e nessa fase da vida se encontrar fora do mercado de trabalho, torna-o dependente sob vários aspectos (econômico, familiar, etc), e dessa forma passa-se aexcluí-lo dos acontecimentos familiares, da participação e convívio social.

Minayo (2005, p. 11) assegura que,
[...] No caso brasileiro, os maus-tratos e abusos são os mais variados. Cometidos em grande maioria pelas famílias, eles vão desde os castigos em cárcere privado, abandono material, apropriação indébita de bens, pertencentes e objetos, tomada de suas residências, coações, ameaças emortes.

O Estatuto do Idoso (2003), em seu artigo 4º, faz menção às varias formas de violência acometida pelas pessoas idosas. De acordo com este, prevenir a ameaça ou violação dos direitos dos idosos passa a ser um dever de toda a sociedade brasileira, tornando obrigatória a sua denuncia aos órgãos competentes de cada Município e Estado.

Este artigo tem como objetivos apresentar umareflexão sobre o tema da violência contra idosos e conseguir identificar adequadamente quando uma pessoa está sendo submetida a situações de maus tratos e/ou negligência, fato importante na manutenção da sua saúde e na prevenção de agravos, conscientizando-se que os cuidados para com os idosos são de responsabilidade conjunta da família, da sociedade e do Estado.

Para tanto foi feita uma revisãobibliográfica em livros, dissertação de mestrado, e publicações do governo brasileiro (leis, decretos e portarias).

Prevenir, identificar e encaminhar corretamente os casos são pontos vitais para que o respeito ao idoso vitimado seja reinstalado, a fim de que ele possa viver seu envelhecimento de forma tranqüila como um sujeito de direito.


2 VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS IDOSAS

A Violência...
tracking img