Vigotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































INTRODUÇÃO

Ao ingressarmos na escola somos apenas pequenos fragmentos de nossa família, sem quase nada saber e tendo um mundo cheio de descobertas pela frente. É nesse campo vasto de descobertas queos professores tratam de nosso futuro assim como neuro cirurgiões realizam micro operações em cérebros. O trabalho de um educador realmente é muito sério e delicado. Pois um futuro próspero e cheio de boas novidades de vida depende muitas vezes do bom desempenho do professor para com seus alunos. Desde a antiguidade que temos esse papel dos educadores ressaltado na sociedade, mas não somente emsalas de aulas, pois as escolas enquanto instituições são mais recentes a este período que me refiro. A educação sempre esteve presente na vida das pessoas como uma iniciação para a vida. “educação através da imitação, cerimônias de iniciação e animismo-crença de que tudo possuía alma” (CAMBI, 1999)
Sendo assim, educadores são todos aqueles que tratam da educação alheia, mas o quepretendo nesse trabalho é descrever a importância dos professores no contexto atual da sociedade em que vivemos uma sociedade extremamente desigual e calcada em um capitalismo totalmente excludente e desumano. Como os educadores de hoje poderiam em tese estar preparando cidadãos preparados para enfrentar este mundo tão cruel em que vivemos? E qual é o papel da escola enquanto instituição nessecontexto? Responder a essas questões é meta desse trabalho, sendo que este trabalho é de suma importância para a reflexão e compreensão do papel da escola e do educador no mundo atual.
A educação ela transforma realidades e mundos ainda não explorados pelos mais novos e também os de mais idade que não tiveram a chance de estudar na sua fase apropriada. Essa mesma educação vem setransformando ao longo dos séculos e também se aprimorando com a própria evolução de conhecimento que os seres apresentam, “o que qualifica o homem, é a potencialidade de modificar-se, de impor mudanças a si próprio, de se mover no mundo” (SILVA, Rafael Bianchi, p. 8).






DESENVOLVIMENTO

A possibilidade de trabalhar com a educação de outros seres é sem dúvida uma tarefa muitoexcitante e surpreendente, pois cada aluno tem um enorme potencial de crescimento guardado dentro de si. Um fascinante horizonte de conhecimento se descortina ante aos olhos de quem ouve e aprende com um bom educador. Enquanto ensina-se o aluno vai aprendendo a viver, pensar e agir socialmente. Por isso o educador tem a incumbência de ser atuante na socialização de seus alunos, porque isso vai moldar apersonalidade deles para o futuro, ”... podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o individuo vive. Esse processo tem inicio no momento em que a pessoa nasce, continua ao longo da vida e só acaba quando ela morre, a socialização do individuo em uma dada sociedade permite que ele adquira umapersonalidade própria, que o diferenciará dos demais e ao, mesmo tempo, o identificará com seu grupo social.”(BATTINI, Okçana, 2009 p. 112)
Partindo desse pressuposto, que a socialização define inclusive traços de personalidade dos indivíduos e que o educador faz parte deste processo, tem o educador sim um papel fundamental no processo de ensino e aprendizado de seus alunos, poisele trabalha com conhecimentos não difundidos pela família desde que a criança começa a se desenvolver. Mas é lógico que esses conhecimentos já são conhecidos da humanidade e é neles que o educador deve apoiar seu ensino e sua vida, como um funcionário do saber ele deve saber trabalhar com cada infância que terá pela frente, o educador deve sobre tudo ter em mente que “educar é precisamente isso;...
tracking img