Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O consumo de combustíveis fósseis derivados do petróleo apresenta um impacto significativo na qualidade do meio ambiente. A poluição do ar, as mudanças climáticas, os derramamentos de óleo e a geração de resíduos tóxicos são resultados do uso e da produção desses combustíveis. A poluição do ar das grandes cidades e o efeito estufa que deixa onosso planeta cada vez mais com a temperatura elevada, devido ao aumento de dióxido de carbono na atmosfera (para cada 3,8 litros de gasolina que um automóvel queima, é libertado 10 kg de CO2 na atmosfera) são provavelmente, os mais visíveis impactos da queima dos derivados de petróleo (BIODIESELBR/VANTAGENS, 2011).

A criação do primeiro modelo do motor a diesel que funcionou de forma eficientedata do dia 10 de agosto de 1893. Foi criado por Rudolf Diesel, em Augsburg, Alemanha, e por isso recebeu este nome. Em 1898, o motor foi apresentado oficialmente na Feira Mundial de Paris, na França. O combustível então utilizado era o óleo de amendoim, um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação. (ECOOLEO, 2005).

Entre 1911 e 1912, Rudolf Diesel fez a seguinteafirmação:
“O motor a diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no desenvolvimento agrário dos países que vierem a utilizá-lo. O uso de óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje em dia. Mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o carvão são atualmente.” Rudolf Diesel [1911 ou 1912] apud WIKIPEDIA biodiesel.O processo de transesterificação de óleos vegetais foi conduzido pela primeira vez em 1853, pelos cientistas E. Duffy e J. Patrick, muitos anos antes do motor de ciclo diesel entrar em funcionamento. A transesterificação do óleo é feita por meio de um processo químico que envolve o uso de álcool de cadeia curta e um catalisador, que, normalmente, é o hidróxido de potássio (potassa cáustica)sempre tendo a formação de um novo éster e glicerina como sub-produto. A Figura 01 apresenta a reação de transesterificação.
[pic]
Figura 01 – Reação de transesterificação


Um dos primeiros usos do óleo vegetal transesterificado foi o abastecimento de veículos pesados na África do Sul, antes da Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, o pioneiro do uso de biocombustíveis foi o Conde Francisco deMatarazzo, que nos anos 1960, as Indústrias Matarazzo buscavam produzir óleo através dos grãos de café. Para lavar o café de forma a retirar suas impurezas, impróprias para o consumo humano, foi usado o álcool da cana de açúcar. A reação entre o álcool e o óleo de café resultou na liberação de glicerina, redundando em éster etílico, produto que hoje é chamado de biodiesel. (PARENTE, 2003).

Obiodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que substitui total ou parcialmente o óleo diesel de fonte mineral nos motores de combustão interna de ciclo (Movidos a) diesel, como os caminhões, tratores, ônibus e outros veículos, ou em motores estacionários, como os utilizados para geração de energia elétrica. (PORTAL DO BIODIESEL, 12/04/11)

Em 1980, Expedito Parente, entãoprofessor da Universidade Federal do Ceará (UFC), depositou a primeira patente de processo produtivo de Biodiesel no Brasil, mas a idéia foi abandonada pelo regime militar. Na Áustria e na França houve o início da produção de biodiesel e o primeiro registro do uso da palavra biodiesel na literatura em 1988. Foi na década de 90, mais precisamente em 1997 que os Estados Unidos da América aprovaramo biodiesel como combustível alternativo e em 1998 os setores de pesquisa e desenvolvimento, especialmente nas universidades, do Brasil retomaram os projetos para uso do Biodiesel.

Na Europa, o uso de biodiesel já é feito em larga escala e em 2002 a Alemanha ultrapassou a marca de 1milhão ton/ano de produção. No Brasil, em 2003, a Portaria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e...
tracking img