Vigorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

GALAVOTI;Andreia
GARCIA; Flavia Marcelli
GALVÃO; Rafael
ALMEIDA; Roberta Rojas de
ALMEIDA; Safiry Cristina
SILVA; Sarah Nunes da
LIMA;Vanessa Carvalho de





Vigorexia: transtorno dismórfico corporal



SOROCABA
2010

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

GALAVOTI;Andreia
GARCIA; Flavia Marcelli
GALVÃO;Rafael
ALMEIDA; Roberta Rojas de
ALMEIDA; Safiry Cristina
SILVA; Sarah Nunes da
LIMA;Vanessa Carvalho de

Vigorexia: transtorno disfórmico corporal

Trabalho realizado sobre a orientação da professora Denise, da disciplina de corporeidade, motricidade e educação física.


SOROCABA
2010SUMÁRIO
*

*
* Introdução


A adicção ou dependência ao exercício, também chamada de Vigorexia ou Overtraining, em inglês, é um transtorno  no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização fanática que exige constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mesmo medicamente orientadas.
A Vigorexiaestá nascendo no seio de uma sociedade consumista, competitiva, frívola até certo ponto e onde o culto à imagem acaba adquirindo, praticamente, a categoria de religião. A Vigorexia e, em geral os Transtornos Alimentares exemplificam bem a influência sociocultural na incidência de alguns transtornos emocionais.


*
*

*
*

1. Vigorexia: transtorno dismórfico corporalO termo Vigorexia, ou Síndrome de Adônis, foi primeiro assim denominado pelo psiquiatra americano Harrisom G. Pope, da Faculdade de Medicina de Harvarde, Massachusetts. Os estudos de Pope foram publicados na revista Psychosomatic Medicine com a observação de que cerca de um milhão de norte-americanos, entre os nove milhões adeptos à musculação, podem estar acometidos pela patologia emocional. Asduas rexias, Anorexia e Vigorexia, foram consideradas por Pope como doenças ligadas à perda de controle de impulsos narcisistas.
A dependência ao exercício, também chamada de Vigorexia ou Overtraining (em inglês) é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma contínua todos os dias, levando seu corpo ao extremo, a ponto de exigir constantemente seu corpo sem importarcom eventuais consequências. É bastante curioso observar como as patologias mentais ou, no mínimo, os sintomas mentais evoluem e se transformam ao longo do tempo ou entre as diversas culturas, mostrando-se sensíveis às mudanças sócio-culturais. Observa-se que a prevalência das doenças mentais está absolutamente associada a uma época determinada e a determinados valores culturais.
A Vigorexia estánascendo no seio de uma sociedade consumista, competitiva e correndo sempre para alcançar o padrão de beleza que a mídia impõe, onde o culto à imagem acaba adquirindo praticamente a categoria de prioridade em tudo. Mais comum em homens, se caracteriza por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas naacademia treinando e ainda assim se consideram fracos, magros e até esqueléticos.
Uma das observações psicológicas destes pacientes é que têm vergonha do próprio corpo, recorrendo assim aos exercícios excessivos e a fórmulas mágicas para acelerar o fortalecimento, como por exemplo, os esteróides anabolizantes.
1.1 Personalidade

Podemos encontrar, entre portadores de Vigorexia, pessoas que sóbuscam a figura perfeita, influenciadas por modelos culturais atuais, ou esportistas que querem obsessivamente chegar a ser os melhores, exigindo insensatamente de seu organismo até sua meta ser alcançada. Recentemente temos visto também, entre os vigoréxicos, pessoas portadoras de personalidade introvertida, cuja timidez ou retraimento social favorecem uma busca do corpo perfeito como compensação...
tracking img