Vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA OBRA

A obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos publicado em 1938, é composta por 13 capítulos, retrata a vida dura de uma família de retirantes nordestinos que sofriam com as secas. Afamília era composta por Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra baleia. Juntos lutavam por sua sobrevivência em meio a essa situação.
Após caminhos incertos, Fabiano vai abrigar-se emuma fazenda abandonada trabalhando de vaqueiro. A pedido de sua esposa, Fabiano vai a cidade comprar mantimentos. Ele encontra um soldado, o qual o convida para participar de um jogo de cartas, emseguida o mesmo abandona o jogo e desrespeita o soldado amarelo, que o leva preso. No acerto de contas o personagem é enganado pelo seu patrão que o dispensa.
A cadela baleia era como se fosse dafamília, mas adoece e Fabiano a mata, temendo que ela passasse a doença para seus filhos. Após o retorno da seca, a família se vê novamente obrigada a fugir para o sul, na tentativa de uma vidadiferente: seus filhos estudando, ter a sonhada cama de couro de Sinhá Vitória e ficarem velhinhos acabando-se como a baleia.

CONTEXTO HISTÓRICO

A obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas ,foi publicadaem 1938 ,anos após a crise de 1929.Esse fato foi considerado o pior e mais longo período de diminuição da atividade econômica do século XX.Este causou altas taxas de desemprego , diminuição doPIB,quedas no setor industrial.No Brasil,o setor agrário foi o mais abalado,porque a principal atividade econômica da época era a produção de café. O governo atual era Getúlio Vargas, onde o mesmo ordenouque queimassem as safras de café para que com isso houvesse aumento no preço do produto. Essa atitude beneficiava somente os produtores da região sudeste,causando declínio do nordeste brasileiro,motivando a migração para o sul do país,em busca de uma melhor condição de vida.
Vidas secas é posterior ao modernismo. O modernismo foi um movimento artístico que impulsionou o rompimento com as formas...
tracking img