VIDAS SECAS

Páginas: 10 (2276 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013










Síntese da obra: “Vidas Secas”
























Síntese da obra: “Vidas Secas”








FRUTAL
2013



Sumário:
1- Introdução.............................................................................3
2- Síntese da obra......................................................................4 e 5
3- Fortuna Crítica doautor......................................................6
4- Quem é o autor do ponto de vista da crítica........................7
5- Citações da obra e de outras obras......................................7 e 8
6- Degradação humana............................................................8 e 9
7- Referências Bibliográficas....................................................10Introdução
O trabalho evidencia o tema da degradação humana no livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, que foca no assunto enfatizando a administração. Essa degradação humana corresponde à perda de valores do ser humano, a perda da sua essência, que às vezes pode ser qualificado como aquele que possui atitudes inferiores a de um animal irracional. Perde seu valor moral, perdeos conceitos religiosos, fica refém das subculturas, sendo levado pra lá e pra cá, pelas diversas correntes duvidosas. Torna-se como o mais baixo ser.
Nesse livro, nota-se grande abordagem no assunto, que corresponde na inferioridade das personagens, na seca tanto da região como da vida, que insiste em ser cruel e, consecutivamente, exibe uma porção de sentimentos e emoções que essascondições lhe obrigam a viver. A maior parte da história se passa na caatinga, que funciona como um dos agentes causadores das más condições de vida por que passa Fabiano e sua família. Trata-se de um lugar árido e inóspito, que, aliado à seca, não oferecia meios de sobrevivência, o que fazia com que os retirantes continuassem numa mudança constante, caracterizando assim, um aspecto circular naobra, já que a história começa com a mudança da família e termina com a fuga: a família deixa o lugar onde está, na tentativa de se estabelecer na vida.
Devem-se questionar soluções para esse problema com uma visão administrativa, estabelecendo recursos a serem praticados para a melhoria da questão citada.







3
Vidas Secas
(Graciliano Ramos – 1938)
• Síntese da obra:No início da obra, os personagens estavam à procura de uma moradia, exaustos da longa caminhada e do sol nordestino, sofrendo com a fome e sede, o papagaio foi o primeiro a sofrer as consequências dessa família faminta. Ao longo de um trajeto interminável, Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho e o menino mais novo, junto da cadela Baleia, encontram uma fazenda abandonada e decidem se acomodarno local. Ainda com muita fome, a família é presenteada pela cadela com um preá para a refeição. E a sorte aparece após Fabiano encontrar água descendo o bebedouro dos animais, em meio à lama. Agora com uma moradia fixa Fabiano se orgulhava de ser um vaqueiro, e não mais um bicho que se auto julgava. Contudo, aparentemente desabitada, a fazenda ainda tinha um proprietário, que apenas aceitou suaestadia em troca de serviços.
Acomodado com a vida que levava, a família se deu ao luxo de ir à feira para repor alguns mantimentos. Porém, Fabiano desiste das compras e resolve beber pinga. Quando estava de saída, um soldado amarelo convida-o para jogar cartas, e furioso ao perder, o soldado humilha-o em público. Constrangido com a situação, Fabiano insulta a mãe do soldado. Já na cadeia emmeio de sua incompreensão com os fatos, sentiu a família como um peso a carregar.
No bebedouro dos animais, a lama tomava conta do espaço que antes tinha água e o medo da seca começou a tomar conta de Sinhá Vitória. Só uma coisa lhe incomodava mais que a falta de água, a vontade de comprar uma cama nova.
O inverno estava tomando conta da fazenda, todos estavam reunidos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • vidas secas
  • vidas secas
  • vidas secas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!