Resenha do livro Construtivismo de Jean Piaget e Emilia Ferreiro
Construtivismo de Piaget a Emilia Ferreiro. :
1- Credencial da Autora:
MARIA DA GRAÇA AZENHA é mestra em Educação pela Universidade de São Paulo, professora em curso de graduação e pós- graduação e diretora de escola da rede Municipal de ensino de São Paulo.
2- Descrição:
Nessa edição, Maria da Graça Azenha convida os profissionais e os estudantes da educação a repensar a didática da alfabetização. Com linguagem clara, ela apresenta as principais ideias das renomadas pesquisadoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, que, inspiradas na epistemologia genética de Jean Piaget, questionam o processo tradicional de alfabetização e mostram a existência de um percurso comum, seguido por todas as crianças, para a compreensão da leitura e da escrita. A autora utiliza vários exemplos práticos da sala de aula e oferece os elementos teóricos necessários para a elaboração de uma proposta pedagógica que transforme o aluno em um sujeito ativo no processo de aprendizagem.
Emila Ferreiro: Psicóloga e pesquisadora argentina, radicada no México, fez seu doutorado na Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget.
Ana Teberosky: Doutora em psicologia e docente do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona, ela também atua no Instituto Municipal de Educação dessa cidade, desenvolvendo trabalhos em escolas públicas.
Jean Piaget (Sir Jean William Fritz Piaget): (9 de Agosto de 1896 - 16 de Setembro de 1980) foi um pedagogo suíço, professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, conhecido principalmente por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios.
3- Conclusão Critica:
Construtivismo como corrente teórica que procura explicar o desenvolvimento da Inteligência humana, que acontece com a relação do indivíduo e o meio. Nessa corrente de pensamento inspirados das idéias de Jean Piaget, a escola toma outro corpo, com estruturas diferentes