Vidae obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
1. Referência Bibliográfica.
Chaui, Marilena de Souza: Vida e Obra. IN: Kant São Paulo: Nova cultura, 1999 (coleção os pensadores)
2. Credencial do Autor (a)
Marilena deSouza Chaui nasceu em São Paulo dia 04 de setembro de 1941. Marilena iniciou seus estudos no grupo escolar de Pindorama no interior paulista. Ingressou na Faculdade de Filosofia na Universidade de SãoPaulo em 1960, graduando em 1965. Foi uma das grandes filósofas e pensadora brasileira.

3. Resumo da obra: VIDA E OBRA. (COLEÇÃO OS PENSADORES)
Immanuel Kant filósofo alemão nasceu emKonigsberg no dia 22 de abril de 1724 e morreu em 12 de janeiro de 1804. Kant era filho de um artesão humilde que trabalhava com couro como artesão. Kant estudou no colégio Fredericiamis e na UniversidadeKonigsberg onde mais tarde se tornou professor catedrático e trabalhou também de preceptor de filhos de família rica. Ele nunca casou não teve filhos e nunca saiu de sua terra natal. Osacontecimentos relatados sobre a vida de Kant é que ele passou sua vida investigando o universo espiritual do homem procurando seus fundamentos, necessário e universal. Sua obra constitui como fonte da qual nasceuma grande reflexão dos séculos XIX e XX.
O universo espiritual submetido por Kant e composto por vários elementos e contradições que apesar das dificuldades esses elementos podem sedesdobrarem em inúmeras outros. A primeira dessa questão defronta com duas ciências que se apresenta como conjunto de conhecimento que é a matemática e a física: A matemática teve um grande desenvolvimento apartir do Renascimento, devido a criação de geometria analítica por Descartes e do cálculo finitesimal por Newton. A física sendo uma disciplina jovem, não tinha mais de que dois séculos levouvantagem de maneira completa com o sistema que Newton que realizou no movimento dos corpos e na astronomia.
Na Crítica da Razão Pura Kant distingui duas formas de conhecimento: o empírico e a...
tracking img