Vida e obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUGUSTE COMTE

Vida e obras – Augusto Comte nasceu em Montpellier (França), numa família pequeno burguesa, muito católica e monarquista. Estudou na Escola politécnica de Paris, demonstrando grande talento para a matemática. Entre 1818 e 1824, foi aluno e secretário particular de Saint Simon, cuja influência se fez ressentir em seu sistema. Convencido de que a religião deve ser superada para ainstauração de uma nova sociedade, centrada exclusivamente no saber científico, afastou-se de Saint Simon. Em 1825, casou-se e, a seguir, deu início ao famoso curso de filosofia positiva. Logo depois, entrou em crise de depressão e crise nervosa. Em 1829, retomou o curso que lhe granjeou fama e muitos discípulos. Em 1830, publicou o primeiro volume de sua obra principal Curso de FilosofiaPositiva. Os cinco volumes posteriores foram publicados ao longo da década de 30. Essa fase do pensamento comtiano é conhecida como fase científica. Em 1844, ano em que se separou definitivamente de sua esposa e se apaixonou por Clotilde de Vaux, teve início a fase mística ou religiosa. Dois anos depois, Clotilde faleceu e Comte transformou-a no símbolo da nova humanidade e sacerdotisa da religiãopositiva. (As obras principais desta fase são: Discurso sobre o espírito positivo (1844); Discurso sobre o conjunto do positivismo (1848); Catecismo positivista (1852); Sistema de política positiva 1851-54); Apelo aos conservadores (1855) e Sistema de lógica positiva (1855), primeiro volume de um projeto (A síntese subjetiva) que não concluiu.

Hebert Spencer
Filósofo e cientista inglês. Nasceu emDerby, filho de uma família metodista. Seu pai era matemático. Recebeu toda a sua educação em casa, através do pai e de preceptores. Estudou, a princípio, engenharia civil. Entre 1837 e 1846, começou a trabalhar na London and Birmingham Railway, e posteriormente na Birmingham and Gloucester Railway, na construção de ferrovias.
Dedicou-se, também, ao estudo da geologia e da biologia. Devido a umacrise no setor ferroviário, deixou o emprego. Entre 1848 e 1853, trabalhou para o periódico The Economist, como assistente de diretor. Assim, teve início a vasta série de trabalhos e publicações de Spencer, abrangendo vários ramos do conhecimento humano.
Faleceu em Brighton. Algumas de suas principais obras: Um sistema de filosofia sintética; Primeiros princípios; Princípios de biologia; Princípiosde psicologia; Princípios de sociologia; Princípios de ética; Ensaios científicos, políticos e especulativos; Os fatores da evolução orgânica; O Homem versus o Estado.

Ferdinand Tönnies
Sociólogo alemão nascido em Riep, Schleswig, que elaborou uma teoria social em função das vontades natural e racional e opinião pública. Estudou nas universidades de Estrasburgo, Jena, Bonn, Leipzig e Tübingen.Doutorou-se em filologia clássica em Tubinga (1877) e ainda estudou filosofia política e social em Londres e Berlim. Ensinou filosofia, economia, estatística e sociologia na Universidade de Kielmas, em Kiel (1881-1933) e presidiu por 24 anos a Sociedade Alemã de Sociologia, que ajudou a fundar com Georg Simmel, Werner Sombart e Max Weber. Celebrizou-se pela sua distinção entre comunidade esociedade, a primeira baseada na vontade orgânica e a segunda na vontade refletida, mas entendidas como casos ideais. No seu Einfuhrung in die Soziologie ou Introdução à sociologia (1931), abandonou a rigidez da primitiva distinção, fazendo acrescer à oposição sociedade/ comunidade, outras noções como as de relação social, unidade social e corporação, concluindo pela existência de doze tipos desociabilidade. Outras publicações mais notáveis suas foram Gemeinschaft und Gesellschaft (1887), Die Sitte (1909), Kritik der öffentlichen Meinung (1922), Soziologische Studien und Kritiken (1925-1929), em 3 vols, e Geist der Neuzeit (1935). Ainda coordenou edições de duas obras do filósofo Thomas Hobbes: Behemoth or The Long Parliament e The Elements of Law, Natural and Politic (1928). Detido e...
tracking img