Vida e obra de pestalozi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.      Vida
Ovide Decroly nasceu em 23 de Julho de 1871 em Renaix (Bélgica) e era filho de um industrial de origem francesa. Os primeiros anos da sua vida foram passados no meio de um grande jardimonde o pai o iniciou nos trabalhos manuais. Era um estudioso das realidades do mundo, foi um naturalista muito expressivo no seu tempo e a influência destas ideologias repercutiram-se na sua actuaçãoprofissional e na sua obra durante toda a sua vida.
A música e a medicina eram fortes inclinações de Decroly e muito influenciaram o seu pensamento e personalidade.
Em 1896 diplomou-se em medicinana Universidade de Gand, continuou os estudos em Berlim e depois em Paris, onde se especializa em doenças nervosas. Ao regressar à Bélgica em 1901, cria na sua própria casa uma escola para crianças“deficientes”. Em 1907 funda “L’École de l’Hermitage”.
Estas iniciativas permitem-lhe viver em contacto directo com os seres a observar, e é com eles que desenvolve e aplica as teorias de globalismo edos centros de interesse que são os pressupostos psicológicos, com base nos quais, Decroly desenvolve a sua pedagogia. Participou activamente na vida científica. No 1º Congresso Internacional de Calaisde 1921, dá o seu contributo para a fundação da Liga Internacional da Educação Nova. Exerceu funções na Universidade Livre de Bruxelas, na Escola de Estudos Superiores, foi médico inspector noMinistério da Justiça (Protecção da Infância) e no Departamento de ensino especializado na cidade de Bruxelas.
Decroly foi um severo crítico da escola do seu tempo e comparava-a a um quartel silencioso eautoritário. Para ele, a educação e a sociedade deveriam estar em interacção constante, devendo a escola ser um prolongamento da vida.
O essencial para Decroly é que as crianças aprendessem a aprender egostassem de aprender. A sua Pedagogia é muito favorecida pela expressão artística. Depois de uma vida dedicada à Educação, morre em Bruxelas no ano de 1932.
2.      Obra
Decroly sempre se...
tracking img