Vida e obra de bernardino ramazzini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TOXICOLOGIA OCUPACIONAL

“A aceleração do processo econômico amplia o uso e a exposição aos produtos químicos. O problema concentra-se em países pobres.” (Resumo de matérias publicadas na Revista FUNDACENTRO 11 e 13/1999).

A produção química industrial gera trilhões de dólares anualmente e representa um imenso número de empregos.
São conhecidas mais de 10 milhões de substânciasquímicas no mundo, sendo mais de 100.000 destas substâncias de uso difundido, mas apenas algumas centenas já foram estudadas ou conhece-se sobre os riscos para o organismo humano. Além disso, várias substâncias novas surgem anualmente.
Indústrias são instaladas em países e regiões sem infra-estrutura adequada e mão-de-obra qualificada, e a concorrência acirrada exige custos cada vez menores. Essesfatores contribuem para o aumento do número de acidentes e a maior ocorrência de doenças do trabalho, além das conseqüências destas condições mais precárias de trabalho para o meio ambiente e para a saúde da comunidade.
Diariamente, ocorrem milhares de acidentes de trabalho, com conseqüências aparentemente pequenas ou com conseqüências que só serão notadas mais tardiamente. A manipulação deprodutos químicos é ampla, cada vez mais difundida e mesmo em pequenas empresas. Além da intoxicação aguda, a exposição a produtos químicos pode ocasionar doenças muito mais tarde, como câncer, alergias, infertilidade, etc, pela intoxicação crônica, que em muitos casos passa despercebida em seu início.
São milhares de empresas que operam com pouco ou nenhum cuidado, com exposição dos trabalhadoresque, em muitos casos, nem mesmo sabem com o que estão lidando. Os principais fatores de risco são: a falta de conhecimento do produto, a falta de identificação adequada e a falta de treinamento para manuseio dos produtos.
A instituição de um sistema internacional de rotulagem das substâncias químicas, a identificação e o controle dos riscos, o treinamento dos trabalhadores e a identificação precocedos desvios na saúde dos trabalhadores são passos importantes para a prevenção das conseqüências do uso dos agentes químicos.

Para o desenvolvimento de um programa de Segurança do Trabalho é necessária a participação multidisciplinar, ou seja, de ciências que se completam visando minimizar ou eliminar a agressividade do ambiente de trabalho. Dentre essas ciências destacam-se a Engenharia deSegurança, a Medicina do trabalho, a Higiene Industrial e a Toxicologia.

Toxicologia é a ciência que estuda o efeito nocivo de uma substância química sobre os organismos vivos, como o organismo humano. Esta palavra tem origem grega (“Toxikon”) e significa “veneno na ponta de flecha”, que era colocado pelos antigos, durante guerras tribais ou caças, para causar dano ou morte de indivíduos ouanimais. Este veneno era obtido a partir de plantas ou passando-se as flechas em cadáveres em putrefação.
A Toxicologia é uma ciência em constante evolução, em virtude do número crescente de substâncias químicas que surgem e novos conhecimentos das substâncias antigas.
O indivíduo está constantemente exposto a substâncias químicas, seja no trabalho, em áreas de lazer, em casa, na alimentação,etc.
Não há substâncias químicas desprovidas de toxicidade, mesmo as aparentemente atóxicas podem ser danosas dependendo da dose. “Todas as coisas são um veneno e nada existe sem veneno, apenas a dosagem é uma razão para que a coisa não seja um veneno” (Paracelso 1493-1541).
A Toxicologia tem como objetivos principais: avaliar e reconhecer os riscos das substâncias químicas; tratar asintoxicações; prevenir os riscos, através de medidas de segurança, evitando as intoxicações. E compreende diferentes áreas: Ocupacional, Ambiental, Forense, Social, de Medicamentos e Cosméticos, Ecotoxicologia, Ambiental, de Alimentos, etc.

A Toxicologia Ocupacional é a que estuda o efeito das substâncias químicas sobre o homem no ambiente de trabalho.
O dano, a lesão causada pela substância...
tracking img