Plano de negocio i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Descrição do jogo
O Strategy foi desenvolvido com o propósito de proporcionar aos participantes experiência na definição e implantação de estratégias competitivas de negócios e na tomada de decisões gerenciais sob condições que permitam sua análise e discussão.
Nesta versão do Strategy, adaptado para o MBA em Gestão Empresarial, participaram 7 equipes, sendo que cada equipeconstituiu um Grupo Industrial. Estas equipes, cada uma responsabilizando-se pela administração de uma empresa fabricante de microcomputadores competiram entre si na produção e venda de três diferentes produtos: desktops, notebooks e Workstation.
A cada período simulado (que corresponde a um mês virtual), até vinte decisões foram tomadas: preços, propaganda & promoção, pesquisa & desenvolvimento evolumes de produção para cada um dos três produtos, número de trabalhadores, salário médio mensal, total de benefícios concedidos aos trabalhadores, capacidade de montagem da fábrica, empréstimos, aplicações financeiras, dividendos distribuídos e participação dos trabalhadores nos lucros da empresa.
São simulados dois períodos de teste e oitos períodos efetivos no total. No ponto de vista da equipe, operíodo de simulação deveria ser maior para conhecermos melhor as regras do jogo e maior embasamento para tomada de decisões. Cabe a cada equipe estabelecer, antecipadamente, os critérios pelos quais sua empresa será avaliada: valor da ação, retorno sobre o patrimônio líquido, receita de vendas e lucro total. Para os dois meses de simulação escolhemos priorizar o retorno sobre o patrimôniolíquido.
Ao final de cada jogada, até a terceira rodada, a equipe recebe relatórios de balanço, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, detalhamento da conta estoque, estatísticas, preços e parcelas de mercado dos concorrentes, ranking, entre outros, todos gratuitamente. A partir da terceira rodada, alguns desses relatórios passam a estar disponíveis somente caso a empresa os adquira. A cada jogada,de posse desses relatórios, a equipe analisa seu desempenho e prepara a próxima jogada, mantendo ou alterando as decisões anteriores. Essas informações foram muito úteis para tomada de decisão da nossa empresa, porém achamos melhor definir quais informações eram mais relevantes devido ao alto custo das informações.

Figura 1-

Figura 2-

Descrição das empresas participantes
As empresasRall, Crell, MBA.com, Solutions, Real Tec, Ric e Fantasia são constituídas de capital aberto há cerca de quatro anos, com o intuito de competir na Reserva de Mercado de Informática de Microcomputadores recém criada pelo Governo, com um capital inicial de R$ 5 milhões..
Descrição dos Produtos, Segmentos de Mercados e Clientes
O desktop é um microcomputador, cuja demanda se encontra estável; onotebook possui melhor qualidade, quanto à utilidade e ao estilo, além de exercer maior atração sobre o comprador, tendo uma demanda que cresce a taxas significativas; a workstation é uma sofisticada estação de trabalho para projetos CAD/CAM, sendo sua demanda não muito grande no primeiro momento, porém estima-se um crescimento em torno de 50 % ao ano. A demanda pelos três produtos é independente evaria conforme os meses do ano, dentro de certos limites, o que pode ser evidenciado pela sazonalidade da demanda que afeta igualmente todos os produtos. Os produtos fabricados são vendidos tanto para clientes individuais como para empresas. As informações sobre o mercado dos produtos foram usadas para definição da nossa estratégia de produção e vendas, principalmente em função da sazonalidade dosprodutos.
Vendas em Unidades Desktops Notebooks Workstations
JAN 474 173 30
FEV 469 174 30
MAR 461 175 34
ABR 459 178 34
MAI 455 179 34
JUN 442 181 34
JUL 443 183 35
AGO 437 186 36
SET 432 188 38
OUT 425 190 38
NOV 422 192 40
DEZ 420 193 40
* Vendas do período anterior ao jogo.
O mercado de microcomputadores inclui quatro segmentos: empresarial, educacional,...
tracking img