Vida liquida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade
Estadual de Londrina

cesa – centro de estudos sociais aplicados
curso de administração

vida líquida










LONDRINA / PR

2012
Introdução (Mariana)
“A Vida Líquida é uma forma de vida que tende a ser levada à frente numa sociedade líquido-moderna.” Líquido-moderna nada mais é do que uma sociedade em que as pessoas estão emconstante mudança, seja nos hábitos, costumes ou forma de agir. Nada se mantém por muito tempo, ou seja, tudo está em evolução.
Esse tipo de vida possui uma eterna incerteza sobre os fatos que irão acontecer. As pessoas ficam preocupadas com a voracidade das mudanças e isso as faz ter medo de perder esse ritmo frenético que as coisas possuem. Os valores contidos nesse modo de viver buscam comoprioridade livrar-se das coisas deixando de lado aquela preocupação em adquiri-las de fato. No livro o autor deixa clara a ideia de que é preciso acelerar o “alcançar”, caso se deseje provar das delícias do “largar”. A ênfase de tudo é voltada para o fato de esquecer, apagar e substituir aquilo que de alguma forma já aconteceu. A verdadeira glória de estar inserido nesse tipo de sociedade é saber agircom rapidez e eficiência para remover aquilo que se torna lixo. Modernização define exatamente tudo isso que a vida líquida propõe: um estilo de vida capaz de destruir outros modos e que apenas garante uma temporária “certeza” de não ser excluído totalmente. No topo da pirâmide estão apenas aqueles que vivem como nômades, onde não há ideias e coisas fixas, aqueles que estão em constantemovimento.
Essa população de valores voláteis não priorizam as relações pessoais, deixam frouxos aqueles laços que antigamente eram considerados totalmente fortes. “Sentem o aperto da exaustão e não conseguem mais manter o emprego, os parentes, a casa e a vida”. Já aqueles que não se sentem a vontade com esse modo de viver ou simplesmente não podem desfrutar dessa vida, possuem poucas chances perante aosdemais, e com isso, são “obrigados” a deixar de ser o que se é para se tornar aquilo que não é. Diante desses extremos é perceptível que a vida liquida proporciona um problema de identidade. Uma dúvida perante a sobrevivência.
Essa vida liquida é uma vida de consumo que projeta o mundo e todos seus fragmentos como objetos de venda. Uma sociedade cheia de consumidores que buscam apenas osprazeres e satisfações que a compra proporciona. O medo intensifica o desejo, desejo de comprar, de alimentar algo dentro de si mesmo para realizar um certo bem estar individual.
Vida Líquida – Cap 1. O indivíduo sitiado (Pamela)
Quer indaguemos um filósofo ou uma pessoa qualquer sobre o significado da palavra indivíduo, a resposta será sempre algo como ser diferente dos outros, ser quem é, ser ímpar.Mas esse termo nasceu por volta do século XVII, como atributo de indivisibilidade, assim como o átomo, de maneira a referir-se ao ser humando como a menor unidade de uma população humana. Já nos dias de hoje, a individualidade é sinônimo de autonomia, significando, por sua vez, direito e dever. Isso implica no fato de cada indivíduo ficar responsável por seus méritos e fracassos.
Numa sociedadede indivíduos, cada um tem a obrigação de diferir do resto, pressionando, assim os outros a fazer o mesmo, desenvolvendo um círculo vicioso. No que se trata da obrigatoriedade de discordar e diferir, ninguém pode discordar ou diferir.
O termo "individualidade", paradoxalmente, faz referencia ao "espírito de grupo" e necessita ser imposta pela sociedade, ou conjunto de pessoas. Ou seja, parapertencer à sociedade de indivíduos, deve-se ser igual, ou ate mesmo idêntico, aos demais. Sob esse ponto de vista, sendo a individualidade uma regra ou condição geral, a única maneira de ser realmente individual e diferente, seria não ser um indivíduo.
Ao buscar a individualidade, não nos resta outra opção, a não ser encontrar uma maneira de nos aprofundar cada vez mais de nosso “interior”, a...
tracking img