Vida de |frei luiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teodoro Henrique Reinke - O FREI LUIZ.
FREI LUIZ, chamava-se Teodoro Henrique Reinke, nasceu em 29/06/1872, em Marienfeld (campo de Maria), situada próxima às nascentes do Ems, na região da Westfália, antiga Prússia, na Alemanha. Época que Bismarck combatia a igreja católica. Era filho de Herman e Maria Reinke. A família Reinke, vivia de produtos do campo como todos da população. Eram muitocatólicos, apesar da prepotência Prussiana de Bismarck. O casal Reinke tinha uma filha, Gertrude. Gertrude tinha um temperamento prussiano e já estava com 14 anos quando Teodoro nasceu.
Herman Reinke faleceu logo após o nascimento do filho. Por consequência a educação de Teodoro, ficou a cargo de sua mãe e irmã. Gertrude por falta de experiência, foi excessivamente severa com Teodoro, chegandoinclusive a lhe impor castigos físicos, aquele que mais tarde seria o meigo e consolador Frei Luiz.
Maria, mãe de Frei Luiz, era dotada de grande sensibilidade, com poderes mediúnicos, como hoje podemos chamar este dom, que Frei Luiz herdou de sua mãe.
O pequeno Teodoro foi um menino tímido, avesso a brigas e combates a que era obrigado na escola de regime prussiano. Preferia apanhar de vara dosprofessores, que maltratar seus semelhantes. As escolas católicas foram fechadas por determinação do governo. E as leigas tinham como meta, transformar cada homem/menino, num soldado.
Teodoro frequenta a escola local até os 14 anos, no ano de 1886.
Em 1887 a Alemanha se submete ao Papa e Teodoro começa a ter aulas com o Vigário católico local.
Desde menino, inspirado em Santo Antônio, Teodoro sonhavacom um frade de hábito marrom, trazendo ao colo um menino cheio de Luz, e uma terra longínqua e linda!
Por determinação materna, logo ao sair da escola, foi levado para trabalhar num restaurante, aos 15 anos. Devido a sua seriedade, foi-lhe confiada a responsabilidade de caixa.
Cedo lhe desponta a vocação sacerdotal. Mas sua mãe o queria à frente dos negocias da família. Mas com a força de suaternura consegue convencer sua mãe.
Aos 18 anos incompletos, entrava no colégio de Harreveld na Holanda, de Ordem Franciscana, tão apropriada a sua natureza de simplicidade, caridade e humildade.
Teodoro recebe o hábito de noviço Franciscano e toma o nome de Aloysius (sendo seu protetor, S. Luiz Gonzaga), em meados de maio de 1894.
Teodoro foi o 1o. aluno do Seminário de Harrefeld. Consideradoo aluno mais inteligente do seminário, o mais brilhante, segundo Frei Ciríaco que o trouxe ao Brasil, foi escolhido com mais 40 jovens, para vir missionar em terras brasileiras.
"Se este moço morrer cedo na terra da missão, teremos então um santo brasileiro no céu". (palavras de Frei Ciríaco, relatadas por Frei Estasnislau ao sr. Américo de Castro - biógrafo de Frei Luiz).
O embarque para oBrasil se deu em 21 de junho de 1894, em Hambrugo, no vapor alemão Argentina, Frei Ciríaco liderando seus 52 noviços que eram os únicos passageiros além de uma fria tripulação sob o comando do capitão Bhormann, a viagem se deu com toda a disciplina exigida pelo noviciato, neste convento flutuante.
Todos, inclusive o capitão eram protestantes e acreditavam em superstições a respeito de religiososcatólicos. A viagem prosseguiu com uma assustada tripulação que se benzia a viagem toda, na intenção de "espantar o mau-agouro", que a hipotética presença dos franciscanos, poderia fazer naufragar o Argentina em meio do oceano.
Frei Ciríaco que era um perfeito cavalheiro e portador de capacidade especial de angariar simpatias, foi aos poucos ganhando a confiança e consideração de toda tripulação,inclusive do capitão, que passou a chamá-lo carinhosamente de "Comandante Ciríaco".
O Argentina prosseguiu viagem tranquilamente, fazendo uma parada em Lisboa para reabastecer. De lá seguiu direto ao porto de Recife, em Pernambuco, para o desembarque de cargas. E, finalmente o Argentina deixava o porto de escala, levantando âncora rumo à Bahia. E assim três dias depois, em 10 de julho de 1894,...
tracking img