Vida de moises

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A vida de moisés se constitui num das mais expressivas biografias de estudo para os dias de hoje. Isto se diz, em virtude de sua vida denotar aspectos marcantemente dignos de nossa atenção e consideração prática, a fim de exercemos uma vida semelhante a de Cristo.

Ao considerarmos sua biografia, é notável muitas fontes que relatam diversos aspectos de suavida. Dentre as fontes que nos fornecem tais informes, temos o próprio pentateuco que foi escrito por Moisés, e muitos outros livros da Bíblia. São muitas as informações que elas nos dão, as quais podemos considerar como tradições que nos foram transmitidas ao longo dos tempos bíblicos.

Diante destas diferentes fontes, temos obtido informes da vida de Moisés que nos apresentam muitasrealidades que determinaram a vida do mesmo durante sua peregrinação antes, durante e depois dos 40 anos lidernado o povo no deserto. Dentre estas muitas informações tomamos conhecimento do significado de seu nome, que está mui relacionado ao momento de seu nascimento, que foi, por sua vez, um momento crítico na história do povo hebreu quando estava escravo no Egito.

Além disso, a vida deMoisés se apresenta como um objeto de estudo fundamental quanto à realidade de sua época, que se apresenta caracteristicamente avançada na área da educação, fato que a própria Bíblia testifica, quando diz que Moisés foi educado em toda a ciência egipcia. Vemos, pois nisso, que Deus em tudo preparou a seu servo para vir liderar um povo rebelde e contumaz durante 40 anos de peregrinação no deserto.Mas, em nosso estudo, verificaremos também, como Moisés chegou a se tornar um grande espiritual, passando pela escola do deserto, através de experiências marcantes em sua vida, que lhe favoreceram um preparo determinante quanto ao que lhe estava reservado para cuidar, ou seja, a casa de Israel.

Este aprendizado foi também marcado por muitas relações que vieram lhe atribuirmuitas possibilidades no exercício de sua funação como líder do povo de Israel. Dentre estas relações a serem analisadas, temos aquela com Jetro e sua família, com Arão, com o Faraó e tantos outros, como o seu tratar do povo durante 40 anos no deserto, que foram como que situações mediadoras na consecução de sua obra definida por Deus.

Sua vida é um testemunho existencial, teológico eprofético, pois ele foi alguém preparado e designado por Deus para representá-lo no meio do seu povo, ao qual Deus escolheu entre muitas nações. Portanto, sendo sua vida nosso objeto de estudo biográfico na presente pesquisa, consideremos alguns contextos da mesma, tendo em vista apreendermos lições que venham conduzir-nos aquele, para o qual Moisés sempre vivia e esperava, ou seja, Cristo.

2ETIMOLOGIA DO NOME MOISÉS

Os hebreus querem que o nome do menino se derive de MASHA, “tirar”, tirar da água, mas Josefo entende que o nome se deriva de MO, “água”, e USE, “salvo”, portanto, salvo da água. Naturalmente, a princesa não iria dar ao menino um nome hebreu, mas um nome da sua própria língua, Além disso, nenhuma outra palavra melhor interpretaria a salvação do menino do que esta:SALVO DA ÁGUA. O próprio Moisés interpretou o seu nome, usando as palavras da sua salvadora, que dissera: “porque das águas o tirei”. Logo, não tem razão os hebreus em querer que o nome seja derivado de um termo seu.

Sobre alguns aspectos etimológicos a mais acerca do nome de Moisés, o Dicionário de Teologia do Novo Testamento faz-nos o seguinte comentário:

[...]. A formagr. do nome (desde a LXX) provavelmente tem sua origem no Egito. A primeira sílaba (Mõÿ-) representa um som de õ- cóptico, e não hebraico [...]. O heb. Mõseh se deriva, com toda a probabilidade, do antigo egípcio ms(y), com o significado de “filho” (cf. Tutmose, “filho de Tote”). “Moisés” é uma forma breve do nome, sem o elemento do nome do deus [...]. (COENER e BROW, 2000, p.1306).

3 MOISÉS E...
tracking img