Viajando com um conto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
apresentação



Apresento um relato de prática pedagógica realizado a partir de uma experiência que obtive na contagem de uma história para alunos de Educação Infantil, maternal, estes com idade média de quatro anos.
Escolhi uma história clara e contagiante, que chamasse a atenção dos alunos, que transmitissem uma lição e que acima de tudo fosse adequada a idadedeles. Contei a história Cadu, o cachorro, este que era um cachorrinho muito companheiro que adorava brincar e estar com seus amigos, só que assim como Cadu os cachorrinhos não tinham casa e nem dono, às vezes passavam dias sem comer, até que um dia Cadu achou um enorme osso e se lembrou de que seus amigos também estavam com fome, então os chamaram, eles ficaram muito felizes e fizeram umagrande festa com aquele osso, pois estavam a dias sem comer.
Com esta história que destaca o companheirismo, a amizade e o pensar nos outros tentei passar estes valores para os alunos, valores estes que são muito importantes, mas muitas vezes esquecidos.
Este trabalho individual está intimamente ligado ao eixo do 4° semestre, pois ele nos possibilita praticar com os alunos,nos propicia um momento de discussão e de analise sobre as ações e sobre os conhecimentos da criança. É um trabalho muito proveitoso que com certeza será lembrado para sempre.


























RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA


Realizei a prática apresentada numa escola Municipal de Educação Infantil com 14 alunos do maternal (4 anos). Aturma possui uma professora com formação adequada e bem criativa, pois a sala estava bem decorada e continha atividades diversificadas.
A sala de aula é ampla, possui banheiro e materiais diversos para o trabalho.
Fui até a escola, pedi liberação para realizar o meu trabalho, preparei minha atividade e levei para a direção, após a aprovação marquei o dia para colocá-loem prática.
No dia da atividade sentei os alunos nas almofadas em circulo, me apresentei, eles se apresentaram e falei que naquela tarde eu iria fazer uma atividade com eles, todos me olharam, alguns me perguntaram o que eu iria fazer, outros não falaram nada, apenas me observavam.
Comecei a atividade com imagens em um fanelógrafo, mostrei a eles diversas imagens quedemonstravam amizade, estas entre animais, pai e filho, mulheres, homens e crianças, então fui fazendo algumas perguntas. O que vocês observaram? Vocês têm amigos? O que vocês fazem por eles? Quem eles são?
Todos começaram a responder: Eu sou amigo do Gustavo nos brincamos juntos. Eu tenho um gato que é meu amigo. Meu pai é meu amigão. O meu cachorro briga com o gato da vovó, mas eusei que é errado.
Acredito que consegui favorecer a ação de criança, fazendo com que ela se expresse e construa naturalmente sua aprendizagem, educando-se a si mesma como defendia Jean Jaques Rousseau.
Após mostrei a figura de dois cachorros com um osso se olhando feio e perguntei o que eles viam ali? Eles responderam: eles querem comer o osso. O grande não quer dar umpedaço pro pequeno. Ontem eu dei um pedaço da minha bala pra Tais.
Expliquei que nos devemos ser amigos um dos outros, que devemos dividir nossas coisas, ser companheiros, não pensar somente na nossa felicidade.
Mostrei aos alunos um palitoche de um cachorro, dize a eles que aquele era o Cadu, um cachorrinho muito companheiro que adorava brincar com seus amigos e quehoje nos iríamos conhecer a história dele.
Comecei a contar a história, conversando e não lendo, mudando a voz e os palitoches quando trocava o personagem, acredito que assim coloquei os alunos mais próximos da história, pois eles observavam todos os movimentos. Estava na carinha deles a curiosidade para saber o que iria acontecer, por isso a leitura deve ser pensada em todos os...
tracking img