Vettel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vettel e a Revolução comercial da F-1

A última corrida do Campeonato de F-1, realizada Domingo passado, não só corou Sebastian Vettel pela 3ª vez seguida, mas também representou o ápice de umaRevolução que começou em meados da década passada: as aventuras das bebidas energéticas no Automobilismo.
Vettel foi o 1º - e, até agora, único – piloto da Fórmula 1 com carreira majoritariamentebancada por uma empresa de Energéticos a encontrar o sucesso. Muitos tentaram, mas muitos falharam: Liuzzi, Speed, Bourdais, Klien (estes, sem um apoio tão forte da Red Bull nas categorias de base) e, maisrecentemente, Buemi e Alguersuari chegaram na categoria, mas seus resultados não fazem nem cócegas nos feitos do Alemão. A porteira abriu, e a tendência é que outras empresas tentem fazer o mesmo quea Red Bull fez com seus pupilos: bancar e leva-los até o topo.
Isso já acontece em outras categorias - Rally, principalmente – mas no monoposto ainda é muito tímido, se desconsiderarmos a Red Bull. AMercedes tem um pequeno patrocínio da Monster e dizem que a Lotus terá patrocínio da Burn, que faz parte do grupo Coca-Cola. O mais importante de todo esse processo, porém, é que ele ganhou forçajustamente no período em que as empresas de Cigarro estavam sendo expurgadas do Automobilismo, dando um exemplo de uma lei famosa da Biologia, que diz que “Quando duas espécies com mesmo nicho disputamum território, uma delas, fatalmente, será eliminada”. O Cigarro foi eliminado e o território é dos Energéticos.
O que os Energéticos vêm fazendo, porém, promete ser mais expressivo que o que osCigarros fez um dia. Marlboro e Camel, por exemplo, patrocinavam muitos pilotos, mas só quando eles chegavam em categorias mais importantes, como a F-3000; não existiam pilotos no Kart patrocinados peloTabaco, por exemplo, feito muito empregado pela Red Bull nos últimos anos.
Não é utópico imaginar uma categoria como a F-1 em que a maioria das equipes têm pelo menos um pequeno patrocínio de bebida...
tracking img