Lixo eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Professora: Tifany Figueira da Cunha Técnico em Informática- Escola Ensino

Introdução
A teoria geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy no início da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968. A partir de sua formulação diversos outros autores desenvolveram o tema e a Teoria dos Sistemas é hoje uma formulaçãoteórica que atende às mais diversas ciências.

Outras definições
Observe as outras definições de sistema:
• “sistema é um conjunto de partes coordenadas, que

concorrem para a realização de um conjunto de objetivos”
• “sistema é um conjunto de elementos interdependentes,

ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo”
• “sistema é um conjunto decomponentes e processos que

visam transformar determinadas entradas em saídas”

O que é Sistemas de Informação?
São conjuntos de componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processamento) e disseminam (saída) dados e informação, proporcionando um mecanismo de feedback para atender a um objetivo.

Exemplos de Sistemas de Informação
Sistemas de informação de clientes,sistemas de informações acadêmicas, sistemas de informações de recursos humanos, sistema de gestão de estoques, etc.

Exemplo
Processo de assar um bolo. As entradas são: farinha, ovos, açúcar e manteiga. Tempo e energia também podem ser considerados como entradas do sistema. O mecanismo de processamento consiste em combinar os ingredientes em uma vasilha de modo a se obter a mistura correta paraque se possa assá-la na temperatura adequada e no tempo certo. A saída será um bolo acabado. A realimentação é a constatação de um bolo doce demais, muito mole, sem gosto ou cru. Isso provocará uma nova entrada no sistema de modo a alterar sua receita inicial.

Subsistemas
Um sistema pode ser divido em Subsistemas. Cada subsistema possui seus elementos, e pode decomposto até o nível desejadode detalhamento. sistema pode compor-se, sucessivamente, subsistemas que se relacionam entre si, compondo sistema maior.
ser Um de um

O subsistema contribui para que sistemas grandes possam ser melhor compreendidos quando seus subsistemas forem estudados separadamente.

É importante frisar que por mais que possamos fragmentar sistemas em subsistemas, não se deve perder a visão do sistemacomo um todo. Um sistema não é a soma de partes, mas sim o resultado da interação entre elas.

Exemplos de Sistemas Organizacionais
Uma organização é uma estrutura social formal e estável, que emprega recursos do ambiente e os processa para produzir saídas.

• entrada – em sistemas de informação a entrada é a

atividade de captar e juntar dados primários.
• processamento – envolve aconversão ou transformação

dos dados nas saídas úteis e desejadas pelo usuário.
• saída

– envolve a etapa na qual a informação propriamente dita é emitida. É a etapa que realmente interessa ao usuário do sistema.

• realimentação (feedback) – a realimentação é uma saída

usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou no processamento.

Sociotécnica dos Sistemas
Umsistema de informações é um produto de três componentes: • tecnologia, organizações e pessoas. Essa visão mais abrangente dos sistemas de informação é conhecida como abordagem sociotécnica.

Conceitos- Dado
é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação O dado isolado não conduz à compreensão dos fatos ousituações. Pode ser apresentado não apenas na forma de números, mas também de palavras, imagens ou sons; Ex: o nome de um funcionário, a quantidade de horas trabalhadas, quantidade de peças em estoque, etc.
Dados Alfanuméricos Imagens Áudio Vídeo Representação Letras, números e outros caracteres Imagens gráficas, fotos, etc. Som, ruídos ou tons Imagens em movimento ou fotos

Conceito- Informação...
tracking img