conbinações matematicas

2298 palavras 10 páginas
1 - Arranjo - usa-se quando o que importa é a ordem da aplicação dos elementos. Ex.: a placa AAB 0001 é diferente da placa BAA 0100, embora haja os mesmos algarismos e letras em ambas. 1.1 - Permutação - é um caso específico de Arranjo, onde o número de elementos e o número de aplicações desses elementos é igual. 1.1.1 - Permutação com elementos repetidos - é um caso específico de Permutação, onde aplicam-se elementos repetidos, gerando duplicidades. ex. ARARA = os As e Rs mudando de posição geram muitos anagramas idênticos, pois não é possível distinguir um A de outro, assim como um R de outro. 2 - Combinação - usa-se quando NÃO importa a ordem da aplicação dos elementos. Ex. um sorvete de 3 sabores de creme, manga e abacaxi é o mesmo sorvete de 3 sabores de manga, abacaxi e creme. 2.1 - Combinação com elementos repetidos - é um caso específico de Combinação, onde a aplicação de elementos repetidos gera duplicidades. ex. DOMINÓ = as combinações que geram as pedras 2-6 e 6-2 significam a mesma coisa e portanto uma delas deve ser desprezada. Observe que há 7 algarismos para aplicar em 2 casas (7 2). Favor distribuir para a turma. Os temas para a prova de 3a são: teoria dos conjuntos, análise combinatória e funções.

Arranjos
No campeonato mundial de Fórmula 1 de 2009, participaram 25 pilotos, dos quais se destacaram o inglês Jenson Button, que foi o campeão, o alemão Sebastian Vettel, que foi o vice-campeão e o brasileiro Rubens Barrichello, que ficou com a terceira colocação.
Obviamente o agrupamento ( Jenson Button, Sebastian Vettel, Rubens Barrichello ) difere do agrupamento ( Sebastian Vettel, Jenson Button, Rubens Barrichello ), pois neste caso a ordem no grupo é um fator que o diferencia.
Se ao invés do brasileiro Rubens Barrichello, o terceiro colocado tivesse sido o australiano Mark Webber, o agrupamento ( Jenson Button, Sebastian Vettel, Mark Webber ) seria distinto do agrupamento ( Jenson Button, Sebastian Vettel, Rubens

Relacionados

  • Transtornos de aprendizagem
    6266 palavras | 26 páginas
  • Rotinas trabalhistas
    12349 palavras | 50 páginas