Vetores

Páginas: 78 (19424 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO






GESTÃO SOCIOAMBIENTAL





GOIÂNIA
MARÇO DE 2014

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO




VETORES AMBIENTAIS


Trabalho apresentado à Pontifícia Universidade Católica de Goiás, referente à disciplina de GestãoSocioambiental com a orientação do Professor Eugênio de Brito Jardim.


GOIÂNIA
MARÇO DE 2014
2. VETORES BIOLÓGICOS

Vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva.
Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo. A transmissão ativa ocorre quando o vetor é infectado e então infecta outra espécie deorganismo. A maneira passiva ocorre quando o vetor não é infectado pelo agente infectante, mas causa a infecção de outra espécie de organismo.
Um exemplo de vetor é o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus flaviviridae, causador da dengue.
Ao decorrer do deste trabalho será apresentado alguns dos principais animais urbanos capazes de transmitir doenças para a população.

2.1. MOSQUITOSMosquito, pernilongo, mosquito-prego, muriçoca, meruçoca, muruçoca, carapanã, carapanã-pinima, fincão, fincudo, melga, sovela, perereca e bicuda são termos gerais para designar diversos insetos da subordem Nematocera, normalmente dando ênfase para a família Culicidae. Por constituírem vernáculos, não obedecendo às regras da nomenclatura científica, abarcam diversos táxons, como é o caso dosmosquitos-palha e dos mosquitos de bengala.
Os mosquitos são membros de uma família de nematocerid moscas: o Culicidae (do latim pipiens, genitivo, culicis, que significa "mosquito" ou "pernilongo"). A palavra "mosquito" (formado por “mosca” e diminutivo “Ito”) é a partir do Espanhol ou Português para "pequena mosca". Superficialmente, os mosquitos se assemelham a moscas guindaste (família Tipulidae)e moscas Chironomidae (família Chironomidae), como resultado, os observadores casuais raramente percebem as diferenças importantes entre os membros das respectivas famílias. Em particular, as fêmeas de muitas espécies de mosquitos são pragas devoradoras de sangue e perigosas vetores de doenças, enquanto os membros da Chironomidae e Tipulidae de aparência semelhante, não são. Muitas espécies demosquitos não são comedores de sangue, e muitos daqueles que criam uma "alta para baixa pressão" no sangue para obtê-lo não transmitem a doença. Além disso, nas espécies sugadores de sangue, apenas as fêmeas sugam sangue. Mesmo entre os mosquitos que carregam doenças importantes, nem todas as espécies de mosquitos, nem todas as cepas de uma mesma espécie transmitir os mesmos tipos de doenças, nemtodos eles transmitem doenças sob as mesmas circunstâncias, os seus hábitos são diferentes. Por exemplo, algumas espécies atacam as pessoas em casas, e outros preferem atacar as pessoas andando nas florestas. Assim, na gestão de saúde pública, saber quais as espécies de mosquitos com a qual se está lidando é importante.
Mais de 3500 espécies de mosquitos já foram descritos a partir de várias partesdo mundo. Alguns mosquitos que picam os seres humanos rotineiramente atuam como vetores para uma série de doenças infecciosas que afetam milhões de pessoas por ano. Outros que não costumam morder os seres humanos, mas são vetores de doenças animais, podem tornar-se agentes desastrosas para zoonose de novas doenças quando os seus habitats são perturbados.

Doenças transmitidas por mosquitos eácaros:

Arboviroses são doenças virais transmitidas para o homem por meio de artrópodes (insetos e aracnídeos). Estes vírus são denominados arbovírus. 
As arborivores são extremamente complexas e envolvem vários hospedeiros vertebrados e invertebrados. No organismo do artrópode vetor, os vírus multiplicam-se sem causar-lhes qualquer dano. Os vírus são então transmitidos para o homem no ato do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vetor
  • vetores
  • Vetores
  • vetor
  • Vetores
  • vetores
  • Vetor
  • Vetores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!