Vertebras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vértebras cervicais e osso hióide
A coluna vertebral é responsável por dois quintos do peso corporal total do ser humano, e é composta por uma série de ossos chamados vértebras. Ela é dividida em cinco regiões : a região cervical ( que será a adotada neste trabalho, já que é onde se encontram as vértebras cervicais), a região torácica, lombar, sacral e a região coccígea.

As vértebrascervicais são as menores vértebras verdadeiras e podem se imediatamente distinguidas daquelas das regiões torácicas ou lombar pela presença de um forame em cada processo transverso. A primeira , a segunda e a sétima vértebra cervical apresentam configuração especial e devem ser escritas separadamente; as características que seguem são comuns às quatro restantes.

Elas se encontram naregião cervical da coluna vertebral. E são tipicamente constituídas pelo corpo, arco vertebral e vários processos. O corpo, que é a maior parte de uma vértebra e tem uma forma mais ou menos cilídrica, é pequeno, oval e mais largo no seu diâmetro transverso quando comparado ao das vértebras torácicas . As faces ventrais e dorsais são achatadas e de igual profundidade; a ventral avança mais caudalmenteque a dorsal e a sua borda inferior é de tal maneira prolongada que recobre a vértebra subjacente na coluna articulada. Os pedículos, que são dois processos grossos e curtos que se projetam dorsalmente, um de cada lado da parte cranial do corpo na junção de suas faces dorsal e lateral, são unidos ao corpo no meio, entre sua borda cranial e caudal, de modo que a incisura vertebral superior é tãoprofunda quanto a inferior, embora ao mesmo tempo mais estreita. As Lâminas, placas largas que partem dorsal e medialmente dos pedículos, são estreitas e o bordo superior mais fino que o inferior. Toda vértebra cervical tem três forames: um vertebral e dois transversais, estes últimos perfuram os processos transversos, que nas seis primeiras vértebras dá passagem às artérias e veias vertebrais,acompanhadas de um plexo de nervos simpáticos. Já o forame vertebral é grande e de forma triangular. O processo espinhoso é curto e bífido, e as duas partes são frequentemente de tamanho desigual. E os processos articulares superior e inferior são unidos para formar um pilar articular que avança lateralmente da junção do pedículo com a lâmina. A porção ventral do forame é a homóloga da costela, e,portanto denominada processo costal ou elemento costal; nasce no lado do corpo e termina no tubérculo anterior. A parte dorsal, o verdadeiro processo transverso, surge do arco vertebral dorsalmente ao forame e é dirigida ventral e lateralmente; termina numa proeminência achata e vertical, o tubérculo posterior.


As duas primeiras vértebras cervicais são bastante diferentes dasoutras. Como o mitológico Atlas, que sustentava o mundo em seis ombros, a primeira vértebra (C1), o atlas, suporta a cabeça. O atlas é um anel de osso com um arco anterior e posterior e grande massa lateral. Ele não apresenta corpo nem processo espinhoso. As superfícies superiores das massas laterais, chamadas faces articulares superiores, são côncavas e articulam-se com os côndilos occipitais do ossooccipital, formando as articulações atlanto-occipitais. Essas articulações permitem o movimento visto ao se mover a cabeça para sinalizar “sim”. As superfícies inferiores das massas laterais, as faces articulares inferiores, articulam-se com a segunda vértebra cervical. Os processos transversais e os forames transversos do atlas são bastante grandes.

A segunda vértebra cervical (C2), oáxis, apresenta um corpo. Projetando-se superiormente, para a porção do forâmen vertebral do atlas, há um processo, parecido com uma estaca, chamado de dente do áxis. O dente forma um pivô, na qual o atlas e a cabeça rodam, como no movimento do “não”. Essa disposição permite a rotação látero-lateral da cabeça. A articulação formada pelo arco anterior do atlas e o dente do áxis, entre suas faces...
tracking img