Veneno da brothops jararaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Bioquímica Orientadora: Prof.ª Cristiane Furlanetto

UNIP – Campus Vergueiro Curso: Ciências Biológicas Nomes: Euzebia Xavier Fernanda Falconi Sandra Sakamoto Thiago Angeli

RAA9731G-5 RA B036DH-1 RA A97GIF-8 RA 982987-3

A ação da peçonha do gênero Bothrops no complexo bioquímico do corpo humano

Bothrops e seu veneno
A serpente Bothrops jararaca é encontrada em quasetodo território nacional sendo responsável por cerca de 90% dos acidentes ofídicos registrados no país. A peçonha das serpentes contém diferentes toxinas com proteínas , algumas com atividade enzimática, que são responsáveis pelos principais efeitos lesivos sistêmicos. Uma toxina pode ter várias atividades biológicas:

- citotoxicidade, - neurotoxicidade, - miólise sistêmica, - cardiotoxicidade,- danos renais, - desordens hematológicas etc.
A miotoxina tem ação direta e específica sobre o musculo esquelético e que pode levar a degeneração e morte celular(mionecrose). A maioria apresentaestrutura de fosfolipase A2. As PLA2 são enzimas que hidrolisam a ligação do éster do carbono 2 dos glicerolfosfolipídios , resultando em fosfolípidio e acido graxo, que caracteriza o efeitofarmacológico do veneno que é miotoxicidade local e sistêmica. (Art. Cientifico 1)

Revista Ciência: junho 2008 http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/429/artigo93205-2.htm

Composição química dapeçonha do gênero Bothrops
A peçonha deste gênero possui três tipos de ações:

1-) Ação Proteolítica: onde decorrem da atividade de protease, hinuloridases e fosfolipases, liberação de mediadores daresposta inflamatória, ação das hemorráginas sobre o endotélio vascular e ação pró-coagulante da peçonha.
2-) Ação Coagulante: na maioria das peçonhas das jararacas ativa, de modo isolado ousimultâneo, o fator X é a protrombina. Possui ação semelhante à trombina, convertendo o fibrogênio em fibrina. Esta ação pode causar incoagulação sanguínea. 3-) Ação Hemorrágica: a ação de hemorráginas,...
tracking img