Veneno da brothops jararaca

884 palavras 4 páginas
Seminário de Bioquímica Orientadora: Prof.ª Cristiane Furlanetto

UNIP – Campus Vergueiro Curso: Ciências Biológicas Nomes: Euzebia Xavier Fernanda Falconi Sandra Sakamoto Thiago Angeli

RA A9731G-5 RA B036DH-1 RA A97GIF-8 RA 982987-3

A ação da peçonha do gênero Bothrops no complexo bioquímico do corpo humano

Bothrops e seu veneno
A serpente Bothrops jararaca é encontrada em quase todo território nacional sendo responsável por cerca de 90% dos acidentes ofídicos registrados no país. A peçonha das serpentes contém diferentes toxinas com proteínas , algumas com atividade enzimática , que são responsáveis pelos principais efeitos lesivos sistêmicos. Uma toxina pode ter várias atividades biológicas:

- citotoxicidade, - neurotoxicidade, - miólise sistêmica, - cardiotoxicidade, - danos renais, - desordens hematológicas etc.
A miotoxina tem ação direta e específica sobre o musculo esquelético e que pode levar a degeneração e morte celular(mionecrose). A maioria apresenta estrutura de fosfolipase A2. As PLA2 são enzimas que hidrolisam a ligação do éster do carbono 2 dos glicerolfosfolipídios , resultando em fosfolípidio e acido graxo, que caracteriza o efeito farmacológico do veneno que é miotoxicidade local e sistêmica. (Art. Cientifico 1)

Revista Ciência: junho 2008 http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/429/artigo93205-2.htm

Composição química da peçonha do gênero Bothrops
A peçonha deste gênero possui três tipos de ações:

1-) Ação Proteolítica: onde decorrem da atividade de protease, hinuloridases e fosfolipases, liberação de mediadores da resposta inflamatória, ação das hemorráginas sobre o endotélio vascular e ação pró-coagulante da peçonha.
2-) Ação Coagulante: na maioria das peçonhas das jararacas ativa, de modo isolado ou simultâneo, o fator X é a protrombina. Possui ação semelhante à trombina, convertendo o fibrogênio em fibrina. Esta ação pode causar incoagulação sanguínea. 3-) Ação Hemorrágica: a ação de hemorráginas,

Relacionados