Tratamento do lixo urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Gestão Ambiental



Tratamento do Lixo Urbano – Uma Questão Séria e Necessária

Entre muitas questões importantes a respeito da preservação do nosso Meio Ambiente, existe uma que desafia a nossa responsabilidade. É a questão do lixo que produzimos diariamente aos milhares de toneladas. Esse é um fenômeno bastante comentado na sociedade e que gerou até agora muitasiniciativas, projetos e até programas para minimizar as suas conseqüências. Tudo isso é louvável, mas radicalmente insuficiente e insignificante, levando em conta que não atinge nem 10% de todo o lixo produzido, e por isso mesmo os outros 90% vão para aterros, causando graves danos ao Meio Ambiente. Contentar-se com o sucesso de reciclar 10% de lixo é, no mínimo, uma brincadeira. Torna-se urgente, portanto,enfrentar essa questão, ou então continuar a fingir que fazemos a nossa parte, tapando o sol com a peneira. Infelizmente, até agora, as autoridades e, também, nós todos estamos com esta última opção.
Por que não optar por ‘tolerância zero’ em relação à poluição do Meio Ambiente pelo lixo urbano? Não é utopia nem tampouco um sonho. Dependendo da vontade política dos órgãos responsáveis pelascidades, poderia optar-se pelo programa radical e integral de reciclagem e tratamento de todo o lixo produzido em cada cidade. O objetivo seria inverter a situação, destinando à incineração e ao aterro posterior, no máximo 10% de lixo, quando for realmente impossível o seu reaproveitamento. Ao invés de repassar para cada cidadão e cidadã a culpa e a responsabilidade pelo desastre ecológico produzidopela nossa civilização, fazendo de conta que está cumprindo o seu papel, que tal o Estado, através das prefeituras de todas as nossas cidades, tomarem uma decisão radical e transformar todo o lixo em matéria prima, que voltaria a servir para a produção de novos bens e até se tornaria uma fonte de renda e lucro para essas cidades?
A proposta radical, à qual estou me referindo, envolveprimeiramente um projeto corajoso e completo que contempla a possibilidade de coleta de todo o lixo produzido numa cidade (essa etapa já existe), para ser encaminhado para uma usina de lixo. Compreendo por usina de lixo um complexo de áreas e instalações, para onde seria levado todo o lixo da cidade, passando primeiramente por uma seleção geral, depois mais detalhado (pelas esteiras) e em seguida,encaminhado para diversos setores, de acordo com a natureza dele.
A seleção de lixo consistiria em separação de todos os diferentes tipos de material descartado, citando aqui os mais comuns:

- madeira (para fins de artesanato, fábricas de derivados de madeira, etc);
- papel (matéria prima para celulose);
- plástico (matéria prima para indústria de plásticos);
- borracha/ pneu (para trituração e usoindustrial);
- isopor ; - metal (para siderúrgica);
- alumínio (para indústria);
- vidro (matéria prima para indústria de vidro);
- componentes eletro/eletrônicos (seleção e tratamento específico);
- material e entulhos provindos de construção civil;
- pilhas e baterias usadas (tratamento específico);
- óleo usado de cozinha (matéria prima para produzir biocombustível);
- toda matériaorgânica (adubo);
- lixo hospitalar (destinado à incineração).
 
Para cada uma dessas categorias de material destinado à reciclagem, já existe, às vezes pouco divulgada, uma possibilidade de encaminhá-lo para as empresas específicas. Grande parte do lixo urbano, desse jeito, retornaria às fábricas, em forma de matéria prima.
Ocorre a necessidade e a possibilidade de estabelecer parcerias econtratos entre a cidade e diversas fábricas e indústrias, possíveis receptoras de matérias primas extraídas do lixo.
A matéria orgânica, poderia ser transformada em adubos naturais, comercializados.
Alguns tipos de materiais que fazem parte do lixo urbano, por exemplo, componentes eletro/eletrônicos, entulhos de construção civil, isopor, espuma, panos, podem encontrar ainda outras maneiras de...
tracking img