Vdsl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VDSL

Introdução

Na área entre o assinante e a central telefônica, também chamada de local loop, a atual infra-estrutura de transmissão de voz utilizada pelas concessionárias de serviços públicos de telecomunicações é formada por um par de fios metálicos trançados e requer uma largura de banda de 300 a 3.400 Hz.

A tecnologia DSL, termo abreviado de Digital Subscriber Line, ou ainda LinhaDigital de Assinante, desenvolvida pela Bellcore, utiliza técnicas digitais de processamento de sinais com frequências de até 2,2 MHz sem interferir na faixa de voz, que são capazes de otimizar a utilização da largura de banda do par metálico com velocidades que, dependendo do comprimento do par e da frequência do sinal, variam de 128 Kbps a 52 Mbps.

Além de melhorar tremendamente o acessoremoto para usuários Internet e disponibilizar serviços de alta velocidade para interconexão de redes locais, estão sendo vislumbradas diversas outras aplicações nas redes xDSL como, por exemplo, videoconferência, home shopping, ensino a distância, sistemas interativos,video sob demanda (incluindo televisão de alta definição), etc.

^
O que é xDSL

xDSL é um termo genérico utilizado pararepresentar todas as tecnologias DSL . A letra "x" pode representar uma das seguintes implementações:

* "I", de ISDN;
* "S", de Symmetric ou ainda Single-line-high-bit-rate;
* "H", de High-bit-rate;
* "A", de Asymmetric;
* "V", de Very-high-bit-rate.

Como a tecnologia DSL é basicamente da camada física, as transmissões são transparentes a protocolos. Sendo assim, tem-se funcionalidadesmultiprotocolo, podendo ser utilizados diversos protocolos como IP, IPX, PPP, Frame Relay, ATM, etc.

Modems de alguns fabricantes até já possuem interface ATM, suporte MPEG-II para aplicações de vídeo sob demanda, gerenciamento SNMP, autenticação por controle de acesso, RADIUS ou TACACS, e outras características de segurança.

Modulação DMT e CAP

Há dois tipos de modulação para transmissões DSL. Amodulação DMT (Discrete Multi-Tone) - que foi selecionada como padrão pela ANSI (American National Standards Institute) através da recomendação T1.413 e, posteriormente, pela ETSI (European Telecommunications Standards Institute) - descreve uma técnica de modulação por multi-portadoras, na qual os dados são coletados e distribuídos sobre uma grande quantidade de pequenas portadoras, com cada umautilizando um tipo de modulação analógica QAM (Quadrature Amplitude Modulation). Os canais são criados utilizando-se técnicas digitais conhecidas como Discrete Fast-Fourier Transform.

A modulação CAP (Carrier-less Amplitude/Phase) determina uma outra versão de modulação QAM, na qual os dados modulam uma única portadora, que depois é transmitida na linha telefônica. Antes da transmissão, aportadora é suprimida e, depois, é reconstruída na recepção.

Sistema de Acesso em Fio de Cobre

Para utilizar a rede telefônica, os modems comuns atuais operam na faixa de frequência do sinal de voz. Consequentemente, são limitados em velocidade pelas condições impostas pela rede telefônica. Em geral, as limitações de velocidade também não estão relacionadas à linha do assinante (local loop) e simao núcleo da rede, que possui filtros que limitam a faixa de voz em 3.4 KHz. Sem esses filtros, os pares metálicos suportam sinais com frequências na faixa de MHz, com atenuação que depende diretamente do tamanho do par metálico e da frequência do sinal. Como a distância de 6 Km atinge, na maioria dos casos, toda a área entre o assinante e as centrais de comutação (local loop), as tecnologias DSLatingirão praticamente todas as áreas servidas pelas atuais infra-estruturas de transmissão de voz. Ainda assim, serão necessários investimentos para que o núcleo da rede suporte as velocidades e demandas exigidas.

SDN e IDSL

Desde 1973, começaram os estudos para planejamento de sistemas digitais e serviços integrados, mas só em 1984 o então CCITT publicava as primeiras recomendações para...
tracking img