Redes de acesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Unigranrio








Redes de Acesso
















Tecnologia DSL

Designam-se por DSL (Digital Subscriber Line) as tecnologias de transmissão digital na linha do assinante, entre o equipamento terminal do utilizador e a central local pública e baseadas em par de cobre entrançado. Estas tecnologias caracterizam-se porpossibilitar débitos elevados, sem necessitar de grandes investimentos em infra-estruturas de rede de acesso, utilizando para tal uma largura de banda no par entrançado muito superior à utilizada no serviço telefônico normal.

Dada a quase ubiquidade deste meio físico a DSL apresenta-se como uma tecnologia capaz de, no curto prazo, suportar com custos razoáveis a disseminação do acesso a serviços debanda larga, possibilitando vários serviços simultâneos, nomeadamente de voz, dados e vídeo, com elevados débitos.

xDSL

Designa-se genericamente por xDSL o conjunto de tecnologias DSL, algumas das quais já estão normalizados e outros persistem como tecnologias proprietárias. As tecnologias já normalizadas ou em fase avançada de normalização são as seguintes: HDB3T1/E1, IDSL, HDSL, SDSL, ADSL, UDSL (ADSL Lite), SDSL/SHDSL e VDSL.

ADSL
A tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) foi desenvolvida no início dos anos 90, estando especialmente vocacionada para abordar o mercado residencial. Tal como o nome indica, a transmissão de dados é feita de modo assimétrico, sendo possível atingir ritmos até 8Mbit/s nosentido descendente (da rede para o utilizador) e até 1Mbit/s no sentido ascendente (do utilizador para a rede). Esta tecnologia permite que o utilizador continue a usar simultaneamente a linha telefónica analógica, através da instalação de um Splitter externo, basicamente constituído por dois filtros, um passa-baixo para o telefone e um passa-alto para os dados. A tecnologia UDSL / ADSL Lite /G.Lite é uma evolução de ADSL, tendo sido especificamente desenvolvida para ir de encontro às necessidades de plug-and-play do mercado residencial.



O ADSL Lite é uma versão do ADSL que usa uma largura de banda média, providenciando acessos à Internet cerca de 30 vezes mais rápidos que os vulgares modems analógicos de 56kbit/s. Os seus débitos máximos podem ir até aos 1,5Mbit/s no sentido descendentee 500Kbit/s no sentido ascendente.

A principal diferença em relação ao ADSL original reside no facto de não haver necessidade de instalar um splitter externo, o que torna os modems ADSL Lite tão fáceis de utilizar como os modems analógicos actuais.

As tecnologias ADSL2 [ITU-T G.992.3] e ADSL2+ [ITU-T G.992.5] são evoluções tecnológicas recentes do ADSL, cujas principais características são umaumento dos débitos. ADSL2 ocupa uma largura de banda de 1,1MHz e permite um débito descendente até 12Mbps. ADSL2+ ocupa uma largura de banda de 2,2 MHz na linha e permite um débito descendente até 24Mbps.

HDSL
O HDSL (High-Bit-Rate digital Subscriber Line) foi desenvolvido como uma tecnologia alternativa sem repetidores para disponibilização de serviços T1(Éum método de transmissão digital para multiplexar canais de voz ou de dados em um par de fios). HDSL opera Full-duplex através de cada par de fios em cabos de dois pares. Isto é conhecido como Dual-duplex. Cada par de fios carrega 784Kbps - metade de 1544Kbps da largura de banda do T1 - mais um pequeno montante de overhead. Pelo facto de seus dados serem enviados com a metade da velocidade do T1normal, você consegue duas vezes a distância. Em virtude de o HDSL usar dois pares de fio, você ainda consegue a taxa de transferência do T1.

Funcionamento do HDSL

O HDSL permite que organizações públicas e privadas façam um uso otimizado de um dos seus maiores valores, o par de fios de cobre implantado. O HDSL transforma o par de fios de cobre, que era apenas visto...
tracking img