Redes de acesso multiplo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de Acesso Multiplo

1. Introdução
Com o advento das telecomunicações e da crescente demanda de fluxo de transmissão, as grandes operadoras e os grandes fabricantes de aparelhos celulares buscam expandir ainda mais o espaço da telefonia móvel no mundo. Sabe-se que as tecnologias foram, no início, o fator limitante, e por motivos de necessidade cada vez maior de utilização do sistema móvelpessoal e da qualidade dos serviços oferecidos as grandes operadoras passaram a adotar tecnologias digitais eficientes na segurança de transmissão de dados e voz.
Com toda a modernidade da era técnica, as tecnologias de comunicação tendem a aperfeiçoarem-se no sentido de oferecerem aos clientes aparelhos menos complexos e mais eficientes, para que a privacidade dos usuários permaneçam intactasdiante das informações transmitidas pelo sistema. Multiplexação é uma técnica utilizada para permitir que mais de uma mensagem ocupe o mesmo meio de transporte. Ela é usada tanto em redes de computadores, em linhas telefônicas e no envio de telegramas. Se não fosse por esta técnica, as redes seriam coisas muito mais caras e possivelmente tecnologias como os aparelhos de telefones e celulares nuncateriam se popularizado.
O desenvolvimento de técnicas de multiplexação foi um dos principais fatores que levaram ao barateamento dos celulares nos últimos anos.

A grande vantagem da multiplexação é permitir que muitos nós se comuniquem simultaneamente pelo mesmo meio. A desvantagem é que é preciso posteriormente filtrar os sinais enviados para conseguir identificar a mensagem de cada usuário.O aparelho ou programa que realiza a multiplexação chama-se multiplexador. O aparelho ou programa que faz a filtragem das informações enviadas chama-se demultiplexador.

2. Existem três técnicas para que diversas estações possam comunicar simultaneamente com o mesmo satélite:



2.1. Acesso Múltiplo por Divisão na Frequência (FDMA) - Neste tipo de acesso, é possível que todas as estaçõesusem o satélite simultaneamente, mas cada uma utiliza uma banda de frequências diferente. Este tipo de acesso é normalmente utilizado em transmissão analógica.

2.2. Acesso Múltiplo por Divisão no Tempo (TDMA) - Neste tipo de acesso apenas é permitido às estações transmitir uma de cada vez numa dada gama de frequência, utilizando os “slots” temporais que lhe foram atribuídos. Este tipo de acessoé normalmente utilizado em transmissão digital.


Por exemplo, se os nós A, B e C usam um cabo para transmitir dados, podemos fazer com que a cada segundo o cabo transporte dados de um nó diferente. Enquanto um transmite dados, os outros devem aguardar a sua vez de transmitir.
O grande problema deste tipo de multiplexação é que caso um dos nós não queira transmitir nada pela rede, o tempodo cabo destinado à ele acaba sendo desperdiçado. Este tipo de multiplexação é recomendado quando o acesso à rede pelos nós é freqüente.
Como exemplo de uso deste tipo de multiplexação, pode-se citar os celulares GSM que além de usarem a Multiplexação por Divisão de Tempo, usam também a Multiplexação por Divisão de Freqüência.

2.3. Acesso Múltiplo por Divisão no Código (CDMA) - Neste tipo deacesso, é possível que varias estações transmitam simultaneamente na mesma frequência sinais dispersos pelo espectro, codificando os sinais ortogonalmente. Para se recuperar um dado sinal é necessário ter conhecimento do código que foi utilizado para dispersar o sinal no espectro.

3. Uma Comparação entre as tecnologias de Acesso Múltiplo:
É mais fácil entender o CDMA se comparado a outrastecnologias de acesso múltiplo [Motorola]. Os itens seguintes descrevem as diferenças fundamentais entre FDMA, TDMA e CDMA.
FDMA (Frequency Division Multiple Access)
Diferentes tipos de sistemas celulares empregam diversos métodos de acesso múltiplo. O tradicional sistema celular analógico, assim como os baseados em AMPS (Advanced Mobile Phone Service) e TACS (Total Access Communications System...
tracking img