Vccn

1181 palavras 5 páginas
Exame de Princípios de Gestão 0085

1ª época 2000/2001 do 9 de Março de 2001

Critérios de Correcção

A - Critérios de avaliação
1. O exame está cotado para 20 valores. As questões 4, 8, 13, 14 e 15 valem dois valores (5 x 2 = 10), e as restantes valem um valor (10 x 1 = 10).
2. As respostas não devem ultrapassar o espaço previsto.
3. A concisão e a correcção linguística serão apreciadas.
4. No que diz respeito aos critérios de correcção e avaliação, tomar-se-á em conta, além do conteúdo de cada resposta, a clareza do discurso e o encadeamento das ideias.
5. Pretende-se que o aluno utilize, sem prejuízo do rigor científico, um discurso próprio, em caso algum se aceitando a discrição ipsis verbis dos textos do manual ou a cópia das respostas dos testes formativos.

B – Critérios de Correcção

1. Compare sucintamente “liderança” e “autoridade”. Apesar de os dois conceitos serem comparáveis e encerrarem ideias comuns, não são, porém, idênticos. A liderança, que pode ser formal ou informal, é, essencialmente, a capacidade de influenciar outrém a agir de determinada forma, não sendo necessário ser-se investido de tal função para a assumir, ao passo que a autoridade decorre de um direito - de dar ordens -, ao qual corresponde um poder, uma capacidade - de se fazer obedecer. Os dois papéis podem coexistir numa mesma pessoa; assim, se uma eleição do conselho de administração atribui direitos ao Director, esse mesmo director pode exercer um tipo de liderança que não se confunde com a sua autoridade. (Livro adoptado p. 10, 13, 83-86 e 112)

2. Distinga “plano estratégico” de “plano intermédio”. A ideia-base encontra-se na figura 3.3 (Níveis de planeamento), pode formular-se do modo seguinte: o plano estratégico visa orientar a organização nos seus diversos processos no longo prazo, enquanto o plano intermédio tenta concretizar a estratégia a seguir no médio prazo, ou seja, dar indicações para o nível mais concreto que é definido pela gestão

Relacionados

  • Laboratório de conv. energ. trafo em cc
    775 palavras | 4 páginas
  • A representação do valor do bem no balanço patrimonial de uma empresa e seus efeitos em face da depreciação e inflação
    23232 palavras | 93 páginas
  • Monografia ESCOLA B BLICA DOMINICAL
    103421 palavras | 414 páginas