Laboratório de conv. energ. trafo em cc

775 palavras 4 páginas
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO DA DISCIPLINA DE
LABORATÓRIO DE CONVERSÃO DE ENERGIA

EXPERIÊNCIA:

Ensaio em Curto Circuito de Transformadores Trifásicos

Por:

Acadêmico da 5ª Série do Curso de
Engenharia Elétrica e Eletrônica

Prof. Luiz Octávio Mattos dos Reis
Professor da disciplina

Taubaté - SP
Junho 2012

1 - RESUMO

Este relatório tem como objetivo a descrição do ensaio em curto circuito realizado em transformadores trifásicos, qual permitiram verificar parâmetros como: Fator de potência de Curto Circuito, impedância percentual, e a impedância equivalente em série.

2 - INTRODUÇÃO

O ensaio em curto circuito é usado para obter a impedância equivalente em série o curto circuito é aplicado ao secundário do transformador e a tensão reduzida ao primário, como a impedância em série em um transformador é baixa, uma tensão da ordem de 10 a 15% costuma ser suficiente para fazer circular a corrente nominal.
No ensaio em curto circuito de transformadores trifásicos as perdas no ferro se tornam desprezíveis e a potência absorvida durante o ensaio corresponde as perdas por Joule que ocorrem nos enrolamento do primário e do secundário do transformador. Essas perdas no cobre são compostas por duas componentes, uma devido a resistência ôhmica dos enrolamentos e outra devida a perdas adicionais.
A resistência ôhmica dos enrolamentos primário e secundário do transformador causa queda de tensão interna bem como as respectivas perdas Joule.
As perdas adicionais são geradas com o aumento da resistência ôhmica dos enrolamentos devido efeito Skin, ou de adensamento de corrente e devido as perdas produzidas pelos fluxos dispersos nas estruturas de aço/ferro do transformador. Perdas adicionais são desconsideradas em transformadores de baixa potência.

3 - PROCEDIMENTO DO ENSAIO

Para realizar o ensaio de transformador trifásico em curto circuito é necessário três voltímetros, três amperímetros, dois wattímetro, um varivolt e

Relacionados