Vb.net

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adoption Lab de VB6 para VB.NET
Laboratório – VB.NET básico

Laboratório
VB.NET básico

Índice
Introdução Criação do Projeto Criação da Interface Criação da Estrutura Programando Testes 3 3 4 5 9 11

2

Laboratório
VB.NET básico

Introdução
Este laboratório pretende consolidar os conhecimentos adquiridos em relação à programação em VB.NET, utilizando os novos conceitos efuncionalidades da plataforma .Net. O exercício consistirá em implementar um sistema simples de cadastro de usuários, mas sem utilizar banco de dados.

Criação do Projeto
Crie uma nova solução no Visual Studio do tipo Windows Form com a linguagem VB.Net. O nome da solução será ProjetoCadastro:

3

Laboratório
VB.NET básico

Criação da Interface
A interface do projeto deve ser parecida comesta:

Abaixo estão descritas as propriedades alteradas dos controles: 1) FrmCadastro – Form • Text: “Cadastro Simples”

2) ppgCliente - PropertyGrid 3) grbCadastro – GroupBox • Text: “Cadastro”

4) txtNome – TextBox 5) txtIdade – TextBox • MaxLength: 3

6) txtEndereco – TextBox 7) lblRegistro – Label 8) grbNavegador – GroupBox • Text: “Navegador de Registros”

9) btnPri – Button • Text:“||”

O único controle novo é o PropertyGrid. Este controle é encontrado na ToolBox, na aba All Windows Forms. Ele funciona exatamente igual à janela Properties, mas em runtime. Para fazer um teste, vá até o ppgCliente e altere a propriedade SelectedObject para btnAnt. Quando você for rodar a aplicação, todas as propriedades do btnAnt ficarão visíveis no ppgCliente. Agora altere qualquer propriedade dobotão pela ppgCliente enquanto a aplicação estiver rodando e verá que o botão será alterado. Mas esse controle não funciona somente para visualização de propriedades de outros controles. Ele funciona com qualquer tipo de objeto, como veremos a seguir. Mas antes de continuar, apague a propriedade SelectedObject do ppgCliente.

Criação da Estrutura
Crie uma Structure (antigo Type) para agruparos dados referentes ao usuário que será cadastrado. Para criação de classes, structures, interfaces, etc., o Visual Studio 2005 disponibiliza uma ferramenta chamada Class Diagram. Ela cria uma ótima IDE para estruturas que antes só eram possíveis pelo código, tornando os elementos mais acessíveis e entendíveis mesmo para arquitetos ou pessoas que não estejam acostumadas com a linguagem trabalhada.Para criar o Class Diagram, clique no ícone “View Class Diagram” no Solution Explorer.

5

Laboratório
VB.NET básico
Caso apareça algo já no diagrama, clique com o botão direito no ícone >> Remove from Diagram. Segure e arraste o ícone de Structure da toolbox para o painel e dê o nome de Pessoa.

A forma de criar uma structure é a mesma de criar uma classe. A diferença é que a structuretrabalha com dados por valor, e a classe por referência. E a structure tem um melhor desempenho. Para trabalhar com structure da mesma forma que se trabalhava com type, clique com o botão direito na classe para adicionar um novo field(campo).

6

Laboratório
VB.NET básico

Crie um campo chamado “_nome” e altere a propriedade “Type” para “String”.

Fazendo isso, você está declarando que_nome é um campo privado e é do tipo string. Mas ele não pode ser acessado de outras classes por ser privado. Para isso, você deve criar os acessores (propriedades). Se a ferramenta Refactor estiver instalada, basta ir até o código da structure Pessoa, clicar com o botão direito em _nome >> Refactor >> Encapsule Field. Caso não tenha, a sintaxe do acessor é a seguinte (semelhante à do vb6):

7 Laboratório
VB.NET básico
Public Property Nome() As String Get Return _nome End Get Set(ByVal value As String) _nome = value End Set End Property

E se você visualizar o código de Pessoa.vb, irá reparar que existe uma linha a mais indicando a mudança que você realizou. Ou seja, tudo o que for alterado no visual, será alterado no código. E vice-versa. Deixe a estrutura dela desta forma...
tracking img