Varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na frente de cada assunto, eu colocarei quem vai falar !!!

HISTÓRIA DO VAREJO
A EVOLUÇÃO DO VAREJO NO MUNDO

1) O surgimento dos excedentes - LUCAS
Desde a antiguidade, o homem sempre buscou suprir suas necessidades com atividades de caça e pesca, agricultura, artesanato, à produção de tecidos, entre tantas outras atividades. Tudo o que fazia destinava-se ao consumo próprio. Com oaperfeiçoamento dos meios de produção, começaram a surgir os excedentes que, em vez de descartados, viraram moeda de troca por produtos diferentes e igualmente necessários à sua sobrevivência. Era o começo do comércio.
2) O início da atividade comercial - FELIPE
Não demorou e surgiram as moedas e os bancos. Por volta de 1700, o abastecimento nas pequenas cidades se dava por um tipo de estabelecimentocomercial, denominado Loja Geral, o “general store”. Lá, era possível encontrar desde alimentos e roupas até implementos agrícolas. Face ao crescimento das comunidades e diante de novas necessidades, houve uma adequação do comércio que, entre tantas mudanças, incorporou novas formas de efetuar o atendimento à clientela. Tinha início aí o processo de especialização, de segmentação. Surgiu, então, a“grocery store”, um modelo de loja dedicada apenas à venda de alimentos. Esse tipo de comércio, semelhante à mercearia ou armazém que conhecemos no Brasil, era praticado em lojas de 50 a 60 metros quadrados e geralmente os produtos eram comercializados a granel. A loja disponibilizava produtos que atendiam às necessidades alimentares dos habitantes da cidade e utilizava o balcão para separar o clientedo dono e das mercadorias.
3) A Revolução Industrial - DIMAINE
Com o advento da Revolução Industrial, a partir do século XIX,com as diferentes necessidades da população, a adequação das indústrias para a produção de produtos mais específicos e os diferentes tipos de lojas, ampliaram a disputa pelo consumidor, estabelecendo um ciclo que possibilitou ao comércio exercer suas funções deequalização e distribuição dos bens de consumo.

4) A evolução - TATI
Em 1850, surgiu em Paris a primeira loja de departamentos, a Bon Marchè, pioneira na técnica de agrupamento dos produtos em categorias. Em 1912, os Estados Unidos inauguraram a primeira loja do mundo com atendimento por auto-serviço, o “cash and carry” ou “pague e leve”. Com preços predeterminados, a técnica de vendas permitiu aoconsumidor escolher os produtos e levá-los até o caixa, sem a intervenção de qualquer funcionário ou do dono do estabelecimento. Acima de tudo, os produtos passaram a ser distinguidos entre si pelas marcas de seus fabricantes, dando início à estratégia das marcas comerciais.
5) O supermercado - CRISTOVÃO

Apenas quatro anos depois, os norte-americanos inauguram a segunda loja a utilizar a técnica deauto-serviço tal como a conhecemos hoje. O auto-serviço ganhou corpo, mas passou-se mais de uma década e meia até a fundação do primeiro supermercado, também em solos norte-americanos. Instalado em Long Island, New York, o King Kullen, aberto em 1930, apresentou características que prevalecem até hoje. O advento do conceito supermercado reduziu drasticamente os preços e as margens de ganho sobre asmercadorias com a conseqüente aprovação dos consumidores. Não demorou muito e o conceito se difundiu rapidamente em toda a América chegando a mais de oito mil lojas em 1941. Nos Estados Unidos, devido a Grande Depressão, de 1929, criou-se um mercado ávido por preços baixos, a maior qualidade que os supermercados podiam oferecer aos consumidores.
6) O auto-serviço no Brasil - BARBARA
Ao finalda Segunda Guerra, o varejo de alimentos brasileiro ainda era composto basicamente por armazéns, empórios e mercearias. Havia as cadernetas, tradicional modo de crédito desenvolvido pelo comércio, além dos açougues e vendedores ambulantes de verduras, batatas, peixes etc. Noutros segmentos o varejo se modernizava. Na virada da década de 1940 surge em São Paulo a Sears, loja de departamentos...
tracking img